23
dez
2016

Inbound Marketing e Avaliação de Resultados

Guest post por Anna Fernandes >>

No dia 10 de dezembro, a ABRP RS/SC encerrou sua agenda de eventos do ano com o curso Inbound Marketing e Avaliação de Resultados. Ministrado por Roberta Bertoi e Francielle Falavigna, ambas profissionais de Relações Públicas, o curso se dividiu em duas etapas. Na primeira parte, Roberta Bertoi, explicou o que é e o que envolve o inbound marketing a partir de suas experiências na Imobex, onde trabalha atualmente como gerente de marketing. Na segunda etapa do curso, coube a Francielle Falavigna, assessora de comunicação e relacionamento na Comunicative, na qual gerencia mais de dez clientes de diversos setores, completar a apresentação com modelos de mensuração de resultados além de enfatizar a importância do Planejamento Estratégico na avaliação desses resultados, a partir de casos práticos que encontrou em sua carreira. Além de esclarecer o atualmente tão em pauta “inbound marketing”, as duas ministrantes trouxeram cases do dia a dia de trabalho proporcionando uma troca rica com os participantes do curso.

Inbound Marketing

Inbound marketing é praticar o marketing e a comunicação tendo como base as necessidades das pessoas. Ele é uma metodologia, uma sequência lógica formada por cinco etapas: atrair, converter, fechar, encantar e analisar.

Inbound Marketing

  1. Atrair: através da produção de conteúdo de qualidade e relevância, sem propaganda
  2. Converter: transformar o visitante em lead (pessoal que tem interesse em comprar o seu produto)
  3. Fechar: oportunidade deste lead reconhecer a importância do seu produto
  4. Encantar: mais do que vender, fidelizar
  5. Analisar: mensurar a eficácia da estratégia adotada

Inbound MarketingO inbound marketing é uma metodologia 100% online, ou seja, não funciona sem a internet, afinal, o modelo não existe sem ela. Uma série de processos para se aproximar do consumidor são encontrados nela, como produção de conteúdo, SEO, redes sociais e email marketing. Mas, para além desses processos, é importante ressaltar que, nesse modelo, não há propaganda, mas sim marketing de conteúdo. Diferente da produção de conteúdo, o marketing de conteúdo não foca apenas na resposta imediata dos consumidores, mas nos resultados que englobam toda a empresa, desde os processos de produção até a venda do produto ou serviço.

Como profissionais da comunicação pensamos no que a empresa faz hoje para alcançar o consumidor e quais devem ser nossas ações para potencializar esse alcance. Alguns aspectos são essenciais para nos guiarmos em nosso trabalho. A pesquisa, por exemplo, o saber onde o público se encontra e qual é o total de pessoas que podemos conseguir. Ela também segmenta grandes públicos, aumentando a eficácia da comunicação. É preciso, também, entender que, hoje, o consumidor está no poder. O inbound faz parte do novo marketing, o qual considera que o consumidor diz o que quer e o que não quer, e cabe ao comunicador saber ouvi-lo de forma que as reclamações se transformem em ações.

Inbound Marketing

Outro aspecto do marketing é a análise do contexto. E, no nosso contexto, a internet, e as mudanças que trouxe, é essencial para o mundo do marketing e da comunicação. Afinal, é um dos lugares nos quais encontramos os consumidores, e total é o local no qual eles consome. Roberta ressaltou a importância desse meio do início da sua fala. O panorama geral apresentado pela palestrante nos levou pelas transformações do mundo digital e como essas transformações culminaram no desenvolvimento do inbound marketing. A relações pública trouxe um panorama do antes e depois, de como o contexto mudou, e de como a presença digital tornou-se fundamental para as empresas.

Avaliação de Resultados

Inbound MarketingFrancielle Falavigna assumiu a fala para trazer a sua experiência como profissional de Relações Públicas e, principalmente, do seu trabalho na Comunicative. Para ela, o cliente não tem o dever de nos dizer nada, somos nós que temos a obrigação de perguntar absolutamente tudo e, assim, extrair todos os dados dos clientes possíveis.

Podemos chegar a essas informações por meio da coleta e leitura de dados (mensuração) do número de alcance, visualização, acesso ou compartilhamento (métricas). Os dados não falam por si, por isso a análise é tão importante quanto a sua coleta. Observar o cenário, o ambiente externo que envolve os consumidores, é fundamental no planejamento estratégico da comunicação, afinal, como Francielle disse, são as perguntas que movem o mundo, não as respostas. Essa análise é necessária para sabermos como interpretar os indicadores depois. E é somente assim que conseguimos aplicar ações futuras para a empresa. Inbound MarketingLembrando, sempre, que o planejamento da comunicação deve estar alinhado às estratégias de toda a empresa.

A dica da Fran são os livros Cultura da ConexãoRetorno de investimento em comunicação e o filme Mesmo se nada der certo.

Vivemos em um mundo de respostas imediatas, as respostas têm que ser rápidas, mas, como enfatizado tanto pela Roberta quanto pela Francielle o profissional de RP não pode esquecer do lado humano dos negócios. Uma ação robótica ignora os sentimentos e desejos dos consumidores, fatores essenciais para que uma estratégia dê certo. As pessoas querem atenção, querem se sentir únicas, elas querem personalização, de forma que a ação que estou realizando impacta a empresa em que trabalho. Você não pode pensar no que você está fazendo pontualmente, é preciso pensar no todo, no impacto da sua estratégia para o todo da organização. O RP tem que estar totalmente integrado com os processos da empresa, ele tem que ver a empresa como um todo, com um organismo vivo, no qual todas as partes estão correlacionadas.

Em tempo…

Curso Inbound Marketing: o hootsuit oferece curso grátis de certificação em Inbound Marketing, para você que quer conhecer mais a fundo essa área.

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Fonte da imagem de capa: http://www.comuninter.com.br/wp-content/uploads/2015/08/inbound_marketing2.png

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