24
nov
2014

Internet das Coisas: você sabe o que é isso?

Por Marcela Zini >>

O futuro da tecnologia nos surpreende a cada dia. São novos aparelhos, smartphones, tablets, jogos, aplicativos e agora a Internet das Coisas. Talvez você já tenha ouvido falar nisso, mas se ainda não, conheça agora o que é.

Internet das Coisas: você sabe o que é isso?A Internet das Coisas é uma evolução do mundo da computação, que permite que objetos do dia a dia sejam conectados por dispositivos através da internet. Ou seja, uma junção do mundo físico com o digital, pra facilitar cada vez mais a nossa vida.

O mercado brasileiro já está investindo na Internet das Coisas. Hoje, existem geladeiras que são conectadas ao celular, e com isso você tem acesso à validade dos alimentos, organiza e compartilha suas listas de compras. E ainda, esse mecanismo produz receitas de acordo com os itens que estão na geladeira. Também tem uma lâmpada que pode ser controlada pelo celular, aumentando e diminuindo a intensidade da luz. E a babá eletrônica, a qual os pais podem acompanhar à distância pelos seus tabletes ou smartphones o que está acontecendo com os filhos.

Nos Estados Unidos, na cidade de Boston, a Internet das Coisas já está sendo utilizada em dispositivos instalados em lixeiras públicas que avisam o sistema de coleta quando a lata está cheia. Nos parques da cidade, foram instalados bancos com acesso USB para recarregar telefones celulares. O banco também coleta e compartilha informações sobre o nível de poluição local.

Você acha que acabou por aqui? Se sim, está muito enganado, porque num futuro próximo a Internet das Coisas estará ainda mais presente no nosso cotidiano. As casas terão um sistema inteligente onde os objetos falarão entre si, por exemplo: o despertador avisará a cafeteira que a pessoa vai acordar e o preparo do café já pode começar. Além disso, ele vai informar ao usuário sobre quais serão suas atividades do dia. Na questão do trânsito, essa tecnologia facilitará a vida dos motoristas, pois os carros serão independentes e irão dirigir sozinhos. E no trabalho as reuniões feitas por teleconferências serão substituídas por hologramas. Isso é um pouco do que está por vir. Acredito que essa nova tecnologia promete melhorar e facilitar cada vez o nosso dia a dia. E você, o que acha?

Confira esse vídeo e veja como será no futuro.

http://globotv.globo.com/rede-globo/jornal-da-globo/v/internet-das-coisas-permite-que-tudo-ao-nosso-redor-esteja-conectado/3751193/

Fontes das imagens:

Foto IC: http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2013/03/5_1829-Internet%20das%20coisas%202.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...