Por Fernanda Sarate>>

Uma das séries de maior sucesso da atualidade, Game of Thrones, não traz apenas diversão. Ela pode gerar bons insights para quem trabalha com comunicação e marketing. Veja, a seguir, algumas lições da série para o mundo dos negócios (ah, este post é livre de spoilers, pode ler sem medo!).

Para quem atua na área de comunicação e marketing, séries como Game of Thrones podem trazer insights (e momentos de lazer) valiosos! Sua trama é cheia de reviravoltas, planejamentos e alianças na busca pelo poder para dominar todo o reino de Westeros. Só o último episódio da sétima temporada, transmitido ontem (27/08) bateu recordes da emissora HBO, com 12,1 milhões de espectadores.

Confira, a seguir, algumas lições que Game of Thrones pode transmitir para o mundo dos negócios!

Ah, e não se preocupe: esse texto é livre de spoilers sobre esse final de temporada! 😉

1. No Game of Thrones e no marketing, “ou você ganha ou você morre”

Cersei Lannister foi responsável por uma frase que ficaria famosa na série Game of Thrones: “Quando se joga o jogo dos tronos, ou você vence ou você morre. Não existe meio-termo”. O mesmo se aplica ao marketing. A guerra pelo destaque em um mercado cada vez mais competitivo é ferrenha, e não existe meio-termo quando se lança uma campanha ou novo produto.

A primeira impressão de um produto ou serviço é marcante. Assim como o Trono de Ferro, a primeira chance é disputada por todos os concorrentes. A sua comunicação deve ser campeã e se destacar no mercado. Do contrário, ela será morta na guerra dos tronos da lembrança de marca e pela preferência de seu cliente.

2. Nomear-se líder não faz de você um líder

Quando o jovem (e odiado) rei Joffrey ameaça punir Tyrion por uma ofensa dita, ele rapidamente impõe sua autoridade de rei. Logo após isso, Tywin interrompe-o dizendo: “Qualquer homem que precisa dizer ‘eu sou um rei’, não é um rei verdadeiro”. Algo que rapidamente se aprende em marketing é que não basta se dizer rei e esperar resposta. Liderança se constrói.

A melhor forma de mostrar sua liderança em marketing digital é produzindo conteúdo relevante. Apenas o trabalho consistente pode determinar o sucesso de um projeto ou de um profissional. Saiba trabalhar com uma liderança orgânica no marketing de sua equipe por meio de relevância, credibilidade e muito “fator uau!”.

3. O inverno está chegando!

Outra citação famosa que até mesmo quem não acompanha a série já deve ter ouvido. A frase é o lema da casa da família Stark, cujo membro Ned Stark oferece uma aula de planejamento.

É preciso manter-se atento para a mudança inesperada de tempo de cabeça erguida. Marketing exige planejamento, e um bom planejamento exige manter-se sempre alerta para mudanças e tendências!

4. Valorize suas limitações, como Tyrion Lannister

Tyrion Lannister, anão e filho odiado, é subestimado por quase todos de sua família. No entanto, o personagem tem um trunfo que faz com que se destaque em sua família: a inteligência.

Sua capacidade de manipulação e sua inteligência fizeram com que ele atingisse grandes resultados. Não deixe que suas limitações impeçam que sua vantagem brilhe!

Em Game of Thrones, Tyrion demonstra o poder do conhecimento. Compara a espada e a pedra de amolar com sua mente e os livros. Em marketing, o conhecimento também é valioso. Tyrion viria a acompanhar líderes enquanto oferecia sua gestão e consultoria. Tudo por saber valorizar o conhecimento adquirido.

5. Saiba conquistar aliados e utilizar bem seu tempo

Uma das jornadas mais empolgantes de Game of Thrones é a da personagem Daenerys Targaryen. Descendente de uma família cujos herdeiros legítimos do trono estavam quase extintos, ela conquista aliados com inteligência. Desde o casamento com Kahl Drogo, a Mãe dos Dragões e Herdeira do Trono de Ferro não tem medo em diversificar sua estratégia.

No marketing, é preciso saber utilizar de forma inteligente o prazo disponível. Além disso, novos contatos e oportunidades devem ser aproveitadas. Embora Daenerys não tenha experiência para governar, seu pensamento fora da caixa e o desafio às antigas convenções (“eu não vou parar a roda, eu vou quebrar a roda”, é outra frase sua de impacto) faz com que ela atinja seus objetivos.

E então, gostou dessas lições de Game of Thrones para os profissionais de comunicação e de marketing? Tem alguma dica extra para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...