14
dez
2016

A liderança de mercado: como chegar lá

A liderança de Mercado

Por Renata Gueresi >>

A liderança tem sido um tema bastante explorado hoje em dia, tanto no desenvolvimento de líderes, quanto na liderança de mercado exercida pelas empresas.

Somente neste último mês (novembro) eu pude assistir a três palestras sobre este tema e um dos palestrantes citou 5 questões importantes para que a empresa busque a liderança em seu segmento, que foram:

  1. Ter um propósito: neste item o palestrante ressaltou que além de se ter uma missão, que é a razão de existir da empresa, ela precisa ir além disso e ter um propósito a ser seguido por todos.
  2. Cultura: aqui são relevantes os valores da organização, suas crenças, normas e a maneira como tudo tem sido feito para que o seu propósito seja atingido.
  3. Papel e atitudes do líder: o líder deve ser o exemplo a ser seguido. Ele tem que ser um espelho para onde toda a equipe vai olhar.
  4. Equipes: todo e qualquer trabalho para ser bem executado é realizado em equipe, por isso a liderança se constrói em conjunto, não sozinho.
  5. Execução: executar o que foi planejado é fundamental, sempre analisando os resultados obtidos.

Assim, a liderança é construída com o encaixe de várias peças, igual a um quebra-cabeças e quando falamos em liderança no mundo corporativo significa estar à frente dos correntes. É pensar sobre o que me torna líder de mercado. É investir no diferencial da empresa.

A liderança se desenvolve, é claro, com um bom planejamento, mas um fator de extrema importância é a valorização do funcionário. Ter programas de benefícios, de capacitação, de cuidados voltados para as equipes é muito relevante.

Além disso, é importante conhecer o mercado em que se atua, avaliando seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades de melhoria e ameaças, além de avaliar a concorrência.

Reforçando todos os requisitos apresentados acima, também temos a comunicação. Sim, o planejamento de comunicação com seu público-alvo também faz toda diferença. Pense no seguinte: do que adiantaria criar um novo produto, um novo posicionamento no mercado se os seus clientes não ficarem sabendo?

Mais do que definir os canais adequados para alcançar seus clientes ou potenciais clientes, a comunicação fortalece a imagem da empresa e, principalmente, o relacionamento empresa-cliente.

Portanto, todos os fatores são importantes na busca pela liderança, que se torna um grande desafio para as organizações que desejam este objetivo.

 

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