Por Fernanda Sarate >>

A tecnologia da Inteligência Artificial (IA) está em um estágio de grande desenvolvimento. Atualmente, em um mundo no qual temos tecnologias que podem analisar e lidar com uma complexidade de dados que não tínhamos como processar antes, populariza-se e cresce a relevância do que chamamos de Machine Learning (ML).

Você pode já ter ouvido falar sobre o tema em matérias e blogs de tecnologia. Mas saiba que o ML também tem muita relação com o universo do Marketing e da Comunicação!

A seguir, saiba um pouco mais sobre o que é Machine Learning e conheça seus benefícios para a área de Marketing!

O QUE É O MACHINE LEARNING?

Pense na grande quantidade de dados gerados por uma empresa em apenas um dia. Dados surgem em reuniões, em troca de mensagens, durante atendimento a clientes, etc. – a previsão é que até 2018 a humanidade gere mais informações do que ao longo de toda a sua história.

Assim, torna-se humanamente impossível que uma equipe consiga consolidar todos esses dados. E sem consolidá-los as empresas acabam perdendo informações e oportunidades de transformá-las em inteligência para o negócio e em diferencial competitivo.

Para lidar com essa questão, temos o Machine Learning. Por meio de algoritmos supercomplexos ele é capaz de fazer buscas em grandes volumes de dados, gerando padrões em uma velocidade que apenas é possível obter com o auxílio da tecnologia.

O Machine Learning (ou Aprendizado da Máquina) é, na verdade, um método de análise de dados. Método esse que, como falamos, permite uma análise de dados complexos de forma ágil, que é o que chamamos de Big Data.

Ao invés de um número limitado de informações, as inteligências artificiais agora contam com algoritmos que interagem com esses dados e, a partir deles, adaptam suas informações e geram respostas que não foram previamente programadas. Isso permite soluções mais inteligentes e com capacidade maior de prever interações.

EXEMPLOS DO USO DE MACHINE LEARNING

Já é possível ver exemplos de como esta tecnologia está sendo utilizada em vários sistemas presentes em nosso cotidiano. Recomendações e ofertas da Amazon e da Netflix com base no seu comportamento de navegação no site e histórico de compras? Isso é possível graças a um processo de inteligências artificiais operando através do ML.

Quando Inteligência Artificial e uma base de dados complexa e massiva se unem, os resultados podem ser surpreendentes. Especialmente para ações de marketing!

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO MACHINE LEARNING PARA O MARKETING?

A vantagem que mais se destaca no momento com essa tecnologia é sua possibilidade de otimizar plataformas de automação.

Pense, por exemplo, em um serviço de chat automático de um site de e-commerce. Com a implementação do ML será possível que o chat não apenas gere respostas previamente programadas, mas que possa prever respostas com base nos dados coletados por interações com outros usuários.

Outra tecnologia que pode ser melhorada com o uso da metodologia de ML são os programas de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Consumidor). Ações como classificação de leads e segmentação de público podem ser automatizadas e adaptarem-se a novas informações com uma rapidez muito maior, facilitando processos de Inbound Marketing e Marketing Digital de modo geral.

Em um futuro próximo, possivelmente tomadas de decisão já poderão ser automatizadas sem a necessidade de tomar o tempo dos profissionais de Marketing em determinadas operações, como selecionar a vitrine de uma loja virtual ou otimizar o investimento em mídia paga, por exemplo.

Métricas também tornam-se mais dinâmicas, podendo fornecer indicadores de resultados muito mais relevantes do que em uma análise apenas de uma base de dados limitada como a de uma empresa, cruzando informações com dados terceirizados.

E COMO ISSO AFETA O CLIENTE?

Os smartphones dominam o cenário. Sendo já o principal meio de acesso à internet da maioria dos lares brasileiros, as empresas e suas marcas precisam mais do que nunca estar presentes e oferecer relevância e conveniência a seus consumidores.

Esse imediatismo está bastante acentuado com o uso constante dos dispositivos móveis para buscar informações de compra. O ML aparece para melhorar as ferramentas que o usuário pode utilizar, oferecendo mais comodidade e tornando interações com inteligências artificiais algo mais natural e relevante.

Comando de voz ou chats automatizados, por exemplo, podem oferecer experiências ainda mais personalizadas e convenientes para seu cliente a qualquer hora do dia.

Com o desenvolvimento do ML, a assistência imediata será uma demanda cada vez mais necessária. E o marketing de sua empresa precisa estar pronto para trabalhar recursos e dados da melhor forma para estar à frente e se destacar no mercado.

Você já conhecia o conceito de Machine Learning? Tem algum outro exemplo de sua aplicação no marketing ou na comunicação? Deixe sua mensagem nos comentários!

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