Guest Post por Rodrigo Boehl*

Durante o HSM Expo Management 2010, Kotler lançou a reflexão sobre o novo desafio dos departamentos de Marketing, e propôs um novo patamar para o mundo dos negócios: o Marketing 3.0.

O Marketing definido como a ciência do gerenciamento da demanda deve alinhar-se às novas necessidades e exigências coorporativas, mais do que preservar marcas, é necessário construí-las de forma sustentável, acompanhando as mudanças dos mercados globalizados, que modificam os cenários de atuação constantemente em todos os segmentos – e não haveria de ser diferente para as áreas de Marketing.

Hoje, a maior parte do tempo dos profissionais de Marketing é gasto com previsões de volume, aprovação de artes e verificação de cronogramas, havendo ausência do Marketing Estratégico alinhado às projeções futuras como: diminuição da eficácia do Marketing nós próximos anos, orçamentos menores e novas exigências de querer que os profissionais de Marketing façam mais com menos.

Kotler avalia que a mudança é reflexo das transições mercadológicas, isto porque, no passado, havia escassez de produtos. Logo, não havia a necessidade de uma estrutura de Marketing, mas sim um “desmarketing”.

O Marketing 3.0 estrutura a solução para comercializar o produto de hoje e criar o produto de amanhã, planejando o futuro sem comprometer o presente. O seu diferencial está na utilização de abordagens voltadas para a era da participação, da colaboração, da inovação, da cocriação, da sociedade criativa, do Marketing centrado no ser humano, da criação de comunidades sociais e, principalmente, na mudança de comportamento das empresas.

* Rodrigo Boehl é estudante de Economia e trabalha no departamento de Gestão de Desenvolvimento Organizacional do Hospital Moinhos de Vento – RS.

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>> Veja também: Fusão Organizacional: como fica a cultura? O case Real-Santander

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