Por Marina Alano

Você acaba de concluir a faculdade ou uma especialização, cheio de sonhos e projetos, mas quando se depara com o mercado de trabalho a realidade é outra, não é mesmo? Um mundo de dúvidas surge a sua frente, e você que estava tão focado acaba por se sentir perdido como se tudo que aprendeu ao longo dos árduos anos nunca seja “utilizado”.

Esta sensação é comum nos recém-formados. Infelizmente, diversas universidades não os preparam para o choque de realidade que encontram ao sair das salas de aulas. Além de uma infinidade de áreas a seguir, falta a experiência exigida por muitas empresas.

Diante de tal situação somada à necessidade de trabalhar, muitos jovens acabam por assumir atividades com as quais não se identificam, podando o potencial de crescimento e tornando-se, em muitos casos, profissionais frustrados.

Mas como vencer essa barreira de medo e inexperiência que aflige a maioria dos formados que estão em busca de reconhecimento profissional? Uma das maneiras mais eficientes é a aplicação do Marketing Pessoal no planejamento de carreira. Essa ferramenta usada para promover diversos serviços e produtos pode e deve ser aplicada a sua vida profissional. O Marketing Pessoal, aliado a um bom planejamento, auxilia a destacar suas principais qualidades ligando-as ao cargo que mais se encaixa com o seu perfil.

A expressão utilizada por diversos autores da área pode e deve ser empregada tanto no inicio como em toda a carreira. O Marketing Pessoal valoriza o ser humano como um todo, catalisando suas principais qualidades e características como se fosse um produto, direcionando-o de forma eficaz às necessidades da empresa ou posição desejada.

COMO UTILIZAR O MARKETING NA CARREIRA

Para utilizar as ferramentas do Marketing em sua vida profissional antes de começar a ler livros sobre o tema ou vídeos motivacionais, é importante fazer um autoconhecimento. Apesar de habitual, esta dica é muito importante para que possam destacar aquilo que os faz especiais. Analise do seguinte ponto: se você fosse o empregador, porque se contrataria? A partir daí, liste seus principais talentos, qualidades que não precisam ser necessariamente técnicas, mas características como liderança, determinação e responsabilidade já são um ponto de partida para que você possa desenvolvê-las e selecioná-las a um determinado cargo.

Outra forma de empregar o Marketing na sua carreira é percebendo-se como um produto, ou seja, aprenda a se vender, potencialize suas competências e promova-se. Atualmente, a internet disponibiliza várias formas fáceis de fazê-lo, como blogs, videoblogs , e redes sociais, que, atualmente, são utilizadas por diversas grandes empresas como forma de seleção dos seus candidatos.

O importante, principalmente para quem está entrando no mercado agora, é descobrir aquilo que mais se identifica com o seu perfil. De nada adianta seguir uma multidão se as suas características não se encaixam em determinada escolha.

A verdade é que não existe uma receita mágica para utilizar o Marketing Pessoal ou conseguir o emprego dos sonhos, porém, o autoconhecimento é o ponto de partida de qualquer técnica que seja utilizada. Potencialize e promova suas qualidades, descubra quais dificuldades te impedem de chegar nos seus objetivos, quem sabe não é essa auto reflexão que faltava para você perceber o grande profissional que é. Uma boa dose de confiança ajuda muito. A estrada é longa e os caminhos nada fáceis, porém, conhecendo suas principais qualidades e fraquezas, você terá uma ótima bússola para conquistar seus objetivos.

.

>> Veja também: Com a palavra, Waldez Ludwig!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...