Por Maria Alana Brinker >>

Humildade, vaidade, trabalho sob pressão. Como um programa de disputa gastronômica pode ensinar sobre comportamentos e trabalho em equipe?

Sou fã do programa MasterChef. Tento acompanhar todas as edições! Então, nem preciso dizer que adoro esse mundo mágico chamado cozinha. Para mim a cozinha é uma das partes mais importantes de uma residência, e deveria ser também o maior cômodo da casa, para todo mundo ficar conversando junto enquanto alguém faz comida.

MasterChef Profissionais e as lições para o mercado de trabalho

Os jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin com a apresentadora Ana Paula Padrão

Nesta última edição do programa, focada em chefs que já são formados e atuam no mercado, o MasterChef Profissionais, os telespectadores estão vendo comportamentos bem diferentes das últimas edições, que envolviam cozinheiros amadores e crianças. O que tem me espantado, na verdade, é o jeito pouco humilde e a falta de profissionalismo com que alguns participantes chegaram na disputa e encararam as críticas dos avaliadores Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin. Já nos primeiros episódios do Profissionais aconteceram situações um tanto embaraçosas com alguns dos participantes, mas que se pararmos para pensar ocorrem bastante no mercado de trabalho. Veja!

Situação 1: Falta de conhecimento

Ao participar de uma prova em que os cozinheiros deveriam preparar pratos mediterrâneos, a chef Fernanda apresentou um prato exatamente sem nenhum ingrediente ou características dessa culinária. Ao ser questionada sobre isso por uma das juradas, Fernanda diz que sim, colocou ingredientes típicos do Mediterrâneo em seu prato: a MANDIOQUINHA e o PRESUNTO PARMA, já que, segundo ela, o primeiro ingrediente é francês e PARMA FICA NA ESPANHA! Nem preciso dizer que a menina errou demais, né? E mostrou que além de não estar preparada para a prova também não entende nada de geografia. (Mandioquinha é de origem Sul-Americana. E Parma fica na Itália.) A garota foi eliminada. Também, né?

Situação 2: Não saber trabalhar sob pressão

Depois da confusão que descrevi acima, outra situação me chamou bastante a atenção… e acho que dos demais telespectadores também: ao receber ajuda de um dos participantes em uma das provas por ordem de um dos jurados, a personal chef Izadora se atrapalhou e perdeu a calma. Após uma crise de choro, a própria cozinheira admitiu estar acostumada a trabalhar sozinha e, por isso, não ter a experiência de trabalhar sob pressão, ainda mais com uma pessoa ao lado dando ordens – no caso, o colega de disputa Ivo – e dominando totalmente a situação.

Situação 3: Vaidade e arrogância

Além dos dois casos acima, preciso confessar que o que mais me deixa intrigada é o do participante João. Ele tem já trabalhou em vários restaurantes e atua como professor no Senac. Ou seja, chegou com uma boa bagagem ao programa. O problema é que quando ele erra (e não errou poucas vezes até agora) hesita muito em admitir, e para tentar convencer que está certo começa a dizer que é professor, que ensina, que sabe isso, sabe aquilo. Além de colocar defeitos nos pratos dos adversários. Por fim, acabou sendo taxado de arrogante nas redes sociais.

Desses três concorrentes, apenas João permanece na disputa. Depois de tantos puxões de orelha, e de conquistar uma fama ruim na internet, parece que ele mudou um pouco a postura.

Situações assim, como as de Fernanda, Izadora e João não são nada incomuns no mercado de trabalho. Pelo contrário, quantas vezes não nos deparamos com nosso próprio ego, fragilidade ou falta de conhecimento? Mas estamos aí para aprender, e programas assim são bacanas porque servem como um espelho, refletindo questões complexas do ser humano, que envolvem vaidade, sentimentos, escolhas, interação, liderança e disputa. O mais interessante, para mim, é vermos bem claramente que não se esforçar em sair da zona de conforto pode levar à eliminação… Do programa, do trabalho, de um relacionamento… Enfim. É preciso mudar, e para mudar é necessário força de vontade e, acima de tudo, humildade. Acho que a mensagem de hoje foi esta.

P.S.: Hoje à noite tem MasterChef. Quem será o eliminado? Não posso perder! 🙂

 

Fonte da imagem: TVFoco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...