Por Marcela Serro Frasson >>

Confira a cobertura da palestra promovida pela Luxo Brasil, com o tema “O Mercado de Luxo no Século XXI”, que contou com a presença de Gloria Kalil.

Gloria_Kalil_em Porto_AlegreNa semana passada ocorreu em Porto Alegre mais um evento promovido pela Luxo Brasil, com o tema “O Mercado de Luxo no Século XXI” e a presença de Gloria Kalil para falar a respeito do assunto.  Gloria, que é expert em moda, estilo e comportamento, falou sobre o luxo na atualidade relacionando-o com estes tópicos, em uma conversa descontraída e super interessante que contou com a presença de diversos profissionais da área na plateia. A seguir, uma síntese do que foi abordado por ela durante a palestra.

O QUE É LUXO?

Gloria explicou que atualmente existem diversas interpretações para o luxo, que variam de pessoa para pessoa. Para uns, o luxo pode ser algo muito caro – como joias, carros, mansões, etc. – enquanto para outros sua definição passa bem longe disso, estando relacionada à cultura, ao acesso a bons livros, e a ter tempo, um bem considerado precioso hoje em dia. E o que é luxo para ela? “Nada é mais luxuoso do que a gente se sentir confortável, bem, adequado, em todo o tipo de situação: profissional, familiar e social. Luxo é estar em paz com a sua vida, com a sua atuação e com as suas escolhas”.

LUXO X MODA X ESTILO

Atualmente, é impossível falar de luxo sem falar de moda e estilo, que estão fortemente ligados a ele. Enquanto a moda está mais relacionada a tendências, o estilo consiste na adaptação daquilo que está na moda à sua própria identidade e personalidade, ou seja, a fazer as escolhas certas, usando a moda a seu favor. A moda, que antigamente era uma só, nas últimas décadas se pulverizou e se fragmentou para atender a todas as necessidades de estilo, com uma grande oferta de opções. E hoje em dia, não há nada mais luxuoso do que ser considerada uma pessoa estilosa. Nas palavras de Gloria, “moda é oferta, e estilo é escolha. Dentro de todas essas ofertas da moda, o seu estilo se manifesta quando você, dentro daquela grande oferta, escolhe a roupa que lhe representa, que é a sua cara.”

A MODA AO LONGO DO TEMPO

Antigamente, a moda era algo autoritário, que vinha de cima para baixo. A alta-costura francesa ditava o que era moda e, ficasse bem ou não, era aquilo que todos deveriam usar. A ideia de adaptar a moda a cada pessoa simplesmente não existia. No entanto, com o passar das décadas e as mudanças ocorridas na sociedade, o conceito de moda também foi mudando, e ela deixou de ser apenas uma maneira de se vestir para se tornar diferentes maneiras de se vestir. Hoje, a ordem é completamente inversa àquela de antigamente: a moda começa nas ruas, influencia o prêt-à-porter, que por sua vez acaba influenciando a alta costura.

A MODA COMO UM MEIO DE NOS COMUNICARMOS

Conforme Gloria esclareceu, as roupas que usamos falam por nós, passando aos outros uma mensagem e sendo, portanto, um meio de nos comunicarmos. Moda é linguagem, é depoimento. Cada roupa escolhida, a cada dia e para cada situação, tem um significado e fala muito sobre quem somos. Escolhemos roupas que nos representam, que refletem nossa personalidade e nossa individualidade.

A IMPORTÂNCIA DA MODA NO NOSSO COTIDIANO

É justamente pela sua capacidade de comunicação, de representação e de expressão da individualidade e da personalidade de cada pessoa que a moda se tornou algo tão importante na atualidade. Considerando que a moda tem tudo a ver com a apresentação pessoal, ela se torna importante até mesmo em uma entrevista de emprego, mesmo que o candidato à vaga possua um excelente currículo. Prova de que, nos dias de hoje, moda definitivamente não é algo superficial.

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