Por Marcus Vinícius de Souza

Métricas são análises e subsídios fundamentais para melhor se conhecer, controlar e melhorar as ações de Marketing Digital. É a partir delas que criamos bases para estimativas futuras, monitorando-se todos os passos dos usuários nos sites, propiciando um conhecimento em maior profundidade e entendimento do comportamento das pessoas na Internet.

Quase tudo pode ser medido: visualizações, clicks, páginas por visita, tempo na página… São inúmeras as mensurações possíveis realizadas por softwares destinados às métricas, como o Google Analytics. No entanto, um importante ponto que devemos considerar quando se trabalha com métricas não são todas possíveis variáveis que podemos medir, mas sim o que devemos, obrigatoriamente, mensurar.

É neste momento que deve-se utilizar as KPIs (Key Performance Indicators). KPIs são as métricas essências para uma determinada análise, que variarão de projeto para projeto, dependendo do objetivo do trabalho. Por exemplo, quando se quer avaliar a eficácia de um banner criado para aumentar as vendas em um determinado site, um dos KPIs será o volume de vendas feitas para usuários vindos através do banner. Mas, em outro caso, para se avaliar o sucesso de reformulação de um site, KPIs como média de páginas abertas por visitante e tempo médio no site serão altamente relevantes. Sendo assim, cada empresa deve criar seus indicadores de desempenho de acordo com sua estratégia empresarial.

Mas, independente das KPIs específicas para cada trabalho, existem seis métricas gerais bastante utilizadas:

– impacto: nº de vezes que a peça publicitária foi exibida;
– pessoas impactadas (unique users): pessoas que viram alguma peça na campanha;
– interações (cliques): nº total de vezes que as pessoas interagiram com a peça através do clique;
– impressões (número de vezes que a página com anúncio é exibida) por clique: nº médio de impressões necessário para gerar 1 clique;
– frequência: nº médio de vezes que uma pessoa viu as peças da campanha;
– conversões: nº de pessoas que tiveram a ação desejada (cadastro, compras, visita, jogo etc).

Para um site institucional, os principais indicadores mensurados são:

– visitantes: frequência de acesso;
– visitas: dia, hora, canal;
– cadastro: perfil – sexo, idade, etc;
– contatos: atendimento – por canal, assunto.

Enfim, os objetivos da empresa e do site são fundamentais para o surgimento de resultado positivo. A mensuração nas estratégias de Mídias Digitais é tão importante quanto a estratégia de criação. E não devemos esquecer que só podemos melhorar aquilo que podemos mensurar.

Deixo aqui a dica de uma listagem super completa para webmaster tools que achei no blog Daily Search, do co-fundador e diretor de operações da Cadastra – Search Engines Promotion.

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>> Veja também: Tenha um plano antes de entrar nas Mídias Sociais!

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