Por Marcela Serro Frasson >>

Entre aqueles que não são da área do Marketing, é frequentemente comum o pensamento de que esta atividade resume-se a fazer propaganda de algo, seja de um produto, serviço, local, pessoa, etc. No entanto, tal ideia não é apenas ultrapassada, mas também equivocada. E a intenção do post de hoje é justamente esclarecer este equívoco, afinal a propaganda é apenas a “ponta do iceberg” da gestão de marketing, que envolve muitas outras tarefas além dela. E quais são estas tarefas?

Muito além da propaganda as 8 tarefas da gestão de marketing1) Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing: Quando se fala em gestão de marketing, a primeira coisa na qual uma empresa deve se concentrar é a identificação de oportunidades de longo prazo que poderão lhe fazer crescer, considerando sua experiência de mercado e suas principais competências. Feito isso, ela deve então focar no desenvolvimento de planos de marketing que especifiquem as estratégias e táticas que contribuirão para o seu avanço.

2) Captação de oportunidades: As oportunidades de marketing para uma empresa dependem diretamente de seu ambiente, tanto em nível micro quanto macro. O microambiente é constituído por aqueles participantes que estão diretamente ligados às atividades da empresa, como fornecedores, intermediários, clientes e concorrentes. Já o macroambiente envolve aspectos demográficos, econômicos, naturais, tecnológicos, político-legais e socioculturais que podem interferir nas vendas e nos lucros. Uma forma bastante eficiente de se captar oportunidades é através de pesquisas de marketing.

3) Conexão com os clientes: Após a captação de oportunidades, a próxima tarefa da gestão de marketing é analisar qual a melhor forma de criar valor para o público o qual a empresa deseja atingir, de modo a desenvolver relacionamentos de longo prazo que sejam fortes, lucrativos e tragam benefícios para ambas as partes. Nesta etapa é essencial o entendimento do mercado consumidor: quem é este mercado, quais são suas preferências e como ele age. Além disso, é importante ter em mente que a empresa não pode atender todos os mercados consumidores – é necessário avaliar cada um e se concentrar naqueles que ela pode atender melhor.

4) Construção de uma marca forte: A construção de uma marca forte envolve diferentes fatores, entre eles a criação de brand equity, ou seja, o valor agregado atribuído aos seus produtos e serviços. Além disso, é importante que a empresa estabeleça um posicionamento bastante claro para sua marca, de modo que o mercado-alvo reconheça suas ofertas e sua imagem diferenciada. E não se pode esquecer, ainda, de prestar atenção nos concorrentes, identificando o que a concorrência tem que o seu negócio também deve ter, e além disso, o que ela não tem que o seu negócio deve ter para se diferenciar.

5) Desenvolvimento de ofertas de mercado: A quinta tarefa da gestão de marketing envolve exatamente a oferta da empresa ao mercado, ou seja, as características do produto ou serviço que ela irá disponibilizar aos seus clientes. Nesta etapa, uma das decisões mais cruciais refere-se à questão do preço, que deve ser proporcional ao valor percebido pelos consumidores. Caso contrário, eles podem optar por produtos ou serviços da concorrência.

6) Entrega de valor: Após o desenvolvimento das ofertas de mercado, é necessário que a empresa determine como entregá-la de forma adequada, ou seja, como tornar seus produtos e serviços acessíveis aos clientes. Especialmente no caso de produtos, esta tarefa envolve conhecer os diferentes tipos de distribuidores, atacadistas e varejistas e como eles tomam suas decisões.

7) Comunicação de valor: A penúltima tarefa da gestão de marketing é justamente aquela onde entrará a propaganda, juntamente com as diversas outras formas de comunicação – promoções de vendas, eventos ou experiências, relações públicas e publicidade, marketing direto e interativo, marketing boca a boca e vendas pessoais. A comunicação de valor nada mais é do que informar adequadamente ao mercado-alvo qual é o valor agregado aos seus produtos ou serviços.

8) Sucesso no longo prazo: Por fim, após o cumprimento de todas as tarefas anteriores, os gestores de marketing devem se preocupar em manter o sucesso no longo prazo de modo a garantir não apenas a sobrevivência, mas também o crescimento do negócio. Em um ambiente global que passa por constantes mudanças, é imprescindível não somente reter os clientes atuais, mas também conquistar clientes novos e inovar constantemente em seus produtos, serviços e processos, lembrando que os clientes sempre desejarão novidades, e por isso a inovação contínua é uma questão de necessidade.

Fonte: KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing.14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

Fonte da imagem: http://wp.academyofworldbusiness.com/

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