Por Marcela Serro Frasson >>

No ambiente de mercado em que as empresas encontram-se atualmente, é indiscutível a importância da pesquisa de marketing como forma de obtenção de informações. No entanto, para que ela realmente faça diferença, é imprescindível que seja realizada da maneira correta.

Na busca por informações Saiba como obtê-las através da pesquisa de marketing

Mais do que uma série de perguntas e respostas sobre determinado assunto, este tipo de pesquisa inclui desde a definição do problema, passando pelo desenvolvimento de uma abordagem, pela concepção, pela coleta e análise de dados até a elaboração de um relatório final detalhado e extremamente completo.

Definição do problema: Antes de iniciar a pesquisa, é muito importante refletir a respeito do problema/questão a ser tratada, seja através de conversas e discussões com especialistas do setor, reuniões com responsáveis pelas decisões na empresa, análise de dados e informações já existentes, entre outros. Lembre-se que a definição do problema deve estar sempre alinhada com a finalidade da pesquisa.

Desenvolvimento de uma abordagem: Definido o problema, parte-se então para o desenvolvimento da abordagem de pesquisa, que inclui a elaboração de uma estrutura teórica ou objetiva, modelos analíticos, hipóteses e perguntas, bem como a identificação de fatores que possam interferir na sua concepção.

Concepção da pesquisa: A concepção consiste na formulação de uma estrutura mais detalhada sobre os procedimentos a serem utilizados para a obtenção das informações necessárias. Ela inclui a análise de dados secundários, a questão de como obter as respostas por parte dos entrevistados, a preparação de um roteiro/questionário de entrevista, de um plano de amostragem para a seleção destes entrevistados e também de um plano para a análise dos dados coletados.

Coleta dos dados: Esta atividade envolve um grupo de pessoas ou equipe destinada a realizar o trabalho de campo e ir até o público para aplicar as entrevistas, seja através de contato externo (na rua), por telefone, internet, etc. Para que haja uma coleta idônea e eficiente, é preciso que os entrevistadores sejam bem selecionados, treinados e supervisionados durante seu trabalho.

Preparação e análise dos dados: A preparação dos dados inclui tarefas como editoração, codificação, transcrição e verificação dos questionários/formulários utilizados durante as entrevistas. As respostas são analisadas de modo a obterem-se informações relacionadas ao problema de pesquisa de marketing que foi definido lá no início do processo, e que sejam relevantes para as decisões a serem tomadas pela gerência da empresa.

Elaboração do relatório final: Depois de cumpridos todos os procedimentos anteriores, parte-se então para a sua documentação escrita, que deve especificar como cada um deles foi realizado e enfatizar os resultados finais. Lembre-se que os resultados devem ser apresentados de uma forma que possam ser prontamente utilizados no processo decisório, afinal, de nada adiantará a pesquisa se não puder auxiliar na resolução de problemas. Quanto mais rico e detalhado for o relatório em termos de informações, mais útil ele será para a tomada de decisão.

Fonte: MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Fonte da imagem: http://diferencialpesquisa.com.br

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  • Andre Luis de Freitas

    Após essa parte final é ainda necessaria a ultima etapa designada por alguns estudiosos como “cartase”; ou seja; o momento onde os conhecimentos adquiridos durante o processo são aplicados para a resolução dos problemas identificados no inicio do processo; na etapa da problematização. No fim teremos o antes e o depois registrados; a prova da eficiencia/eficacia do metodo adotado.