Por Janini Poncio >>

O Pokemon Go tem sido uma febre desde seu lançamento. O jogo de realidade aumentada, desenvolvido por uma união entre a Niantic, Inc., Nintendo e The Pokémon Company, chegou ao Brasil na quarta-feira (03) após um mês do lançamento que aconteceu nos Estados Unidos.

O jogo tem sido o assunto da vez entre os publicitários, principalmente, devido à popularidade que vem gerando entre o público e a realidade aumentada que possibilita uma interação muito maior do usuário com a plataforma. Com o lançamento do Pokémon Go, muitas empresas aproveitaram a oportunidade para gerar engajamento ao seu negócio, criando ações estratégicas inspiradas no universo Pokemón. Confira exemplos de estratégias criadas por empresas brasileiras baseadas no jogo Pokemón Go:

Catioro Go

A campanha desenvolvida pela Prefeitura da cidade de Esteio, próxima à Porto Alegre, foi criada com o objetivo de incentivar a adoção de cachorros de rua na cidade. O meio utilizado para divulgação da campanha foram as redes sociais da Prefeitura, onde ela desafia o público a capturar um Catioro Go e levá-lo para casa, através da mensagem: “Enquanto Pokémon Go não chega ao Brasil, desenvolvemos o Catioro Go! Temos muitos bichinhos em nosso Canil Municipal, com diferentes habilidades, aguardando por um treinador que possa lhes dar muito carinho e ajudá-los a evoluir“, seguida de montagens com referências do jogo e imagens de cachorrinhos para adoção. A ação teve um retorno muito positivo do público, que comentou, curtiu e compartilhou a publicação da página, ultrapassando o número de 4 mil compartilhamentos.

Elenco os principais pontos, que em minha opinião, fizeram com que a ação gerasse um ótimo feedback do público:

  • Marketing de tempo real: aproveitar a oportunidade do viral Pokemón Go e aplicar (e adequar) ao objetivo do seu negócio;
  • Abordar uma causa social e propor uma solução a ela;
  • Divulgar o resultado da ação;
  • Linguagem e abordagem adequada nas redes sociais.

 #Temosquepegar

A CPTM (Companhia Paulista de trens metropolitanos) criou três Pokemóns (personagens), com o objetivo de dar lições e exemplos de como melhorar o cotidiano dos usuários do transporte público. A estratégia foi divulgada nas redes sociais da Companhia, onde você pode acompanhar as características de cada personagem e aprender com eles.

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(Publicação Facebook WebMotors)

Os PokeCarros da WebMotors

A WebMotors, site de vendas de carros, criou uma publicidade divertida onde comparou o modelo de carros com Pokemóns, e não é que realmente se parecem?

Sem título

(Divulgação CPTM)

Ambas as estratégias foram pensadas de maneira criativa e adequadas ao negócio em questão, e o feedback do público foi bastante positivo nos três casos. O mais interessante disso tudo foi a utilização de um assunto que está em alta para abordar questões sociais e incentivar propondo soluções.

Além disso, as ações nos mostram que nem sempre precisamos investir um alto valor para que uma estratégia funcione e encante o público.

Fonte imagem principal: http://www.areanerdnews.com/wp-content/uploads/2016/08/508800-pokemon-go.jpg

 

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