02
jul
2013

Novas soluções para antigos desafios (parte 1)

Por Maria Alana Brinker >>

Quem nunca se deparou com desafios de comunicação que parecem não ter resposta?

Semanas atrás eu estava quebrando a cabeça, tentando reinventar ou descobrir uma nova maneira de chamar a atenção para ações de comunicação que já não estão surtindo o efeito esperado. Foi então que li o artigo Fresh Solutions for Old Challenges, publicado na revista Strategic Communication Management (maio e junho/2013), no qual me baseei para escrever o texto de hoje.

No texto, são citados cinco cases que mostram como empresas internacionais conseguiram resolver problemas antigos com novas soluções. Coloquei o resumo  de dois deles abaixo (os demais serão publicados na parte 2 desse post, mês que vem), mas acho que dá para entender a essência de cada ação e por que, às vezes, é preciso dar uma oxigenada nas ideias e nas atitudes para encontrar a melhor resposta, ou pelo menos a mais legal, para alguns problemas.

CASE 1
Empresa: Avery Dennison
Antigo desafio: conseguir feedback dos funcionários 

Nova solução: implementação do programa Empregado Embaixador “The Beat”

Novas-solucoes-para-antigos-desafiosCansado de aplicar as tradicionais pesquisas de satisfação no público interno, o time de Comunicação Interna da Avery Dennison criou uma maneira mais interativa para conseguir o feedback dos funcionários da empresa, aproveitando a criatividade de cada um. Para isso, foram selecionados representantes de diversos setores da empresa, de todas as filiais no mundo, que colaboram com suas opiniões e visões num grupos de discussão online. Os chamados “The Beats”.

Neste grupo, que requer apenas duas horas mensais de colaboração de cada participante, os feedbacks são recebidos, mediados e discutidos entre os integrantes online. Os melhores são utilizados no planejamento da Avery Dennison. O objetivo é tornar as contribuições parte das estratégias empresariais, e reconhecer a importância na contribuição do público interno. Para saber mais sobre esta solução, clique aqui.

CASE 2
Empresa: Boehringer Ingelheim
Antigo desafio: networking entre fábrica e unidades de negócios
Nova solução: aplicativo web “Lunch Roulette” ou “Roleta do Almoço”

Para melhorar o networking e a comunicação entre funcionários da fábrica e das unidades de negócios a fim de estimular o surgimento de ideias inovadoras, David Thompson, ex-cientista que virou estrategista em mídias sociais, e Christopher Tan, desenvolvedor de aplicativos (app) mobile produziram um programa que organiza/combina almoços entre os empregados da Boehringer Ingelheim.

Para participar, basta os funcionários selecionarem no aplicativo as datas disponíveis para almoçar e escolherem uma das cafeterias localizadas dentro da fábrica/unidade mais próxima do local que desejam viajar. Quando o usuário clicar no botão “Match Me” do app, o programa enviará um lembrete para o e-mail cadastrado, lembrando do encontro. Depois disso, basta aparecer no local marcado com a mente aberta e a vontade de fazer networking. É possível marcar encontros um a um, em grupos, ou mesmo virtualmente.

O próximo passo após o agendamento é selecionar a função da pessoa na qual deseja se encontrar, se quiser. Caso contrário o próprio app faz a combinação. Após sete semanas de criação, 350 pessoas já haviam marcado encontros. Segundo Thompson, o programa também pode ajudar no processo de recrutamento e seleção, já que um candidato pode ser entrevistado por mais de uma pessoa, em diferentes locais.

Fonte da imagem: www.melcrum.com
Referência:
Revista Strategic Communication Management (edição maio e junho/2013)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...