12
ago
2013

Novas soluções para antigos desafios (parte 2)

Por Maria Alana Brinker >>

Confira a nova solução da IBM para o antigo desafio de desenvolver a Responsabilidade Social Corporativa e avaliar o retorno sobre este investimento com a ajuda de seus stakeholders.

Novas_solucoes_para_antigos_desafios_parte 2Na parte 1 desse post, falei sobre as novas soluções para problemas de comunicação encontradas pelas empresas Avery Dennison e Boehringer Ingelheim. Hoje, na parte 2, mostrarei para vocês a estratégia encontrada pela IBM para resolver um antigo desafio comunicacional.

CASE 3
Empresa: IBM
Antigo desafio: capturar o conhecimento e os sentimentos dos públicos interno e externo e alinhá-los com os objetivos de Responsabilidade Social da empresa

Nova solução: evento Global Service Jam

Para alinhar as ações dos seus stakeholders com os objetivos de Responsabilidade Social da empresa, incentivando o voluntariado e as atividades em prol da cidadania, a IBM utilizou recursos tecnológicos próprios para hospedar uma espécie de discussão virtual numa plataforma chamada Service Jam.

De 11 a 13 de março de 2011 foi realizado o Global Service Jam (traduzindo de maneira bem literal: Geleia de Serviço Global), evento que reuniu mais de 15.000 participantes de 119 países.

O objetivo desse evento era que as pessoas colaborassem virtualmente com seu conhecimento para mudar o mundo, desenhando novos serviços, aprendendo novas habilidades e atitudes, encontrando novos colaboradores de maneira descontraída. A diversidade dos participantes, os fóruns e a participação de visitantes especiais como CEOs, presidentes, acadêmicos e especialistas em ONGs ajudaram a enriquecer as contribuições.

O nível de engajamento nas discussões atingiu 320 mil colaboradores da IBM e mais 400 pessoas representantes da força de trabalho global ligada à empresa. Juntos, os colaboradores da IBM contribuíram com 2,8 milhões de horas do seu tempo e com seu conhecimento para 5.200 projetos em 120 países – ajudando 10 milhões de pessoas necessitadas.

RESULTADO

Essas contribuições foram equivalentes a quase 900 anos de voluntariado. A iniciativa está avaliada em 100 milhões de dólares, fazendo desse evento a maior atividade de serviço corporativo da história.

Abaixo segue trecho que traduzi do site http://www.ibm.com/ibm/responsibility para você entender melhor o que é o IBM’s Service Jam:

“Como o nosso mundo se torna mais avançado tecnologicamente, experimental e globalmente conectado, os serviços também mudaram. Novos modelos de negócios que lutam para causar impacto social estão sendo desenvolvidos por organizações sem fins lucrativos e com fins lucrativos da mesma forma. Organizações e indivíduos estão reavaliando o que significa ser cidadãos globais. Ao mesmo tempo, há um desafio para medir o impacto social e priorizar programas que irão resultar em aumento do Retorno Social Sobre o Investimento (SROI). Ao capturar essas conversas importantes na Jam Service, podemos entender melhor o estado atual do setor de serviços, discutir os principais desafios e abrir possibilidades de inovar para o futuro. Então, aproveite a oportunidade para participar neste importante diálogo em torno do serviço.”

Fonte da imagem: www.core77.com

Referência: Revista Strategic Communication Management (edição maio e junho/2013)

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