05
dez
2011

Novo YouTube – o que mudou na interface

Por Marcus Vinícius Souza >>

No último dia 2 de dezembro, o YouTube fez sua maior alteração de interface desde que foi comprado pelo Google.

A ferramenta está mais focada para a interação social, destacando em sua área central os vídeos compartilhados pelos usuários do Google+ e Facebook. Da mesma forma, aparece em destaque os vídeos recomendados pelos contatos do usuário no YouTube.

De acordo com anúncio do blog oficial, “o site está mais limpo e simples”. A página tem novo layout, com um espaço para propaganda no topo e um barra lateral separada em categorias.

A nova aparência separa a tela em três grandes colunas. Na primeira delas, à esquerda, são exibidas as opções de navegação, como “Meu Canal”, “Vídeos Recentes” e “Histórico”, além das opções de conexão com o Facebook e Google+. Na mesma área, aparecem os canais que o usuário segue, além de links de acesso rápido para categorias como “Populares”, “Entretenimento” e “Em Alta”.

A coluna central tomou a função de linha do tempo, sendo utilizada da mesma forma como no timeline do Twitter ou do feed de notícias do Facebook. Ela exibe as últimas atualizações compartilhadas pelos amigos do usuário no YouTube assim como também no Facebook e Google+.

A coluna da direita, apesar de também ter sofrido mudanças no layout, possui a mesma função que já existia na antiga página do Youtube: sugere ao usuário vídeos aleatórios baseados em seu histórico de navegação.

As mudanças no YouTube fazem com que seus usuários permaneçam por mais tempo dentro dele. Outra novidade são os canais próprios, com conteúdo sob demanda, para ser ofertado para usuários de TV a cabo e SmartTVs.

Caso alguém ainda não consiga ver o novo visual, aí vai a dica:

O primeiro passo é abrir YouTube utilizando o Mozilla Firefox ou o Google Chrome. Com o site aberto, pressione, no Mozilla Firefox Ctrl/Cmd + Shift + K; já no Google Chrome Ctrl + Shift + J. Caso você utilize o Google Chrome no Mac, o comando já é Cmd + Alt + J

No processo anterior você abriu o console de desenvolvedor do navegador, nele, insira o seguinte código: document.cookie=”VISITOR_INFO1_LIVE=ST1Ti53r4fU”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Achei interessante o foco principal que o Youtube deu para a segunda maior fonte de pesquisas da internet. A timeline de atualizações com conexão ao facebook permite que as pessoas continuem utilizando o facebook, mas dentro da plataforma do google, fazendo com que o usuário utilize menos o facebook e fique mais tempo exposto ao novo espaço de propaganda.