19
nov
2012

O fim do mundo na propaganda

Por Fernanda Sarate >>

O fim do mundo está chegando. De novo. Não esqueça de colocar mais esta data apocalíptica em sua agenda: 21 de dezembro de 2012. E, uma data tão importante, não poderia passar em branco no mundo da propaganda.

Apertem os cintos – Por que o mundo vai terminar desta vez?

Nesta data, os planetas do sistema solar se posicionarão verticalmente na parte mais escura da boca da serpente emplumada (divindade maia e asteca) e se alinharão aos lugares sagrados dos maias – o que ocorreria apenas a cada 26 mil anos.

E soltem os cintos – Por que o mundo não vai terminar desta vez?

NASA, pesquisadores dos maias, apresentadores de talk shows e taxistas – todos já divulgaram teorias contrárias ao fim do mundo – pelo menos, por enquanto. Para os estudiosos, a data representa apenas o fim de um ciclo muito longo do calendário maia – há alguns pesquisadores que dizem, inclusive, que este calendário nem terminaria em 2012.

Decolando – o fim do mundo levantando vôo na propaganda

Se uma em cada 7 pessoas acredita que o fim do mundo está chegando[1], o assunto é pauta de filmes, séries e conversas de qualquer roda de amigos, estranho seria se a propaganda não aproveitasse o interesse e a oportunidade para falar sobre o tema.

Destinos – alguns exemplos

Axe/Lynx

Ocorrendo ou não o fim do mundo, a Axe/Lynx pretende que este seja um dia festivo. A empresa está promovendo uma grande festa na data, com sorteio de convites via Facebook. Abaixo, um dos comerciais de divulgação do evento.

Chevrolet – Silverado

No comercial que se passa após o fim do mundo, apenas proprietários do Chevrolet Silverado sobreviveram. O comercial, veiculado no Super Bowl deste ano, causou polêmica nos EUA e troca de farpas entre Chevrolet e Ford.

 Shock Top

A cerveja belga se posiciona como a cerveja oficial do fim do mundo.

Pepsi

Fazendo parte de uma série de comerciais para o lançamento da Pepsi Max, refrigerante com dose maior de cafeína, o vídeo mostra três amigos se aproveitando do medo do fim do mundo para se darem bem. Comercial também foi veiculado no Super Bowl deste ano.

Fim da viagem – chegando ao Brasil

Rock in Rio

O festival divulgou uma série de comerciais sobre o fim do mundo, ressaltando que, se o mundo não terminar, melhor ter seu Rock in Rio Card.

Alfândega

E você, o que pensa sobre o assunto? Tem alguns exemplos de outras apropriações da propaganda em sua bagagem?

Referências:

http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/axe-lynx-convida-para-a-grande-festa-do-fim-do-mundo

http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/vc-sabia-profecia-maia/

Fonte da imagem:

brainstorm9.com.br


[1]    http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/uma-em-7-pessoas-acredita-que-fim-do-mundo-esta-chegando

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...