06
nov
2014

O Marketing de Guerrilha da Coca-Cola

Por Tauana Jeffman >>

Às vezes coisas simples, como uma máquina de refrigerantes, podem realizar grandes ações.

No mundo da publicidade, não faltam cases diferentes e interessantes para se inspirar. Muitos deles são ações de Marketing de Guerrilha, que conceitualmente se traduz na utilização de táticas de marketing não convencionais, concebidas para obter a máxima exposição, atenção e resultados a partir de um consumo mínimo de recursos. 

O Marketing de Guerrilha não deve focalizar na empresa, mas sim no cliente, sendo por isso necessário aproveitar cada oportunidade para ajudar os potenciais e atuais clientes a obterem sucesso. A partir do momento que a empresa realiza um bom trabalho e consegue gerar “boca-a-boca”, consegue ter sucesso garantido. Principalmente se conseguir viralizar nas redes sociais.  

O objetivo principal do Marketing de Guerrilha é promover uma “guerra” apanhando as pessoas de surpresa ou, pelo menos, num local em que estejam mais receptivas do que, por exemplo, no intervalo da novela. Assim, é necessário estabelecer uma estratégia criativa, que abranja o objetivo da mensagem criativa, que saliente os benefícios para se cumprir esse objetivo, e que inclua a personalidade da marca. 

Tem infinitas vantagens. É relativamente barato, repercute, dá o que falar, consolida e divulga o nome da marca etc. Contudo, não há como controlar a reação das pessoas frente à ação, e às vezes, essa reação não é positiva.

Uma marca que se ocupa desta estratégia de forma eficiente é a Coca-Cola com sua máquina de refrigerantes, que realiza ações impactantes, “viralizantes” e que repercute entre seus clientes. Veja alguns exemplos entre as infinitas possibilidades que o Marketing de Guerrilha nos oferece.

Fonte: GÓIS, Joelle. Below The Line Communication: Marketing de Guerrilha. Disponível em:<https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/21378/1/BTL%20Communication.pdf>.

Fonte da imagem: http://www.hypeness.com.br/2011/02/caminhao-da-felicidade-coca-cola/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...