04
out
2016

O meio digital e a empatia entre empresa e cliente

Por Janini Poncio >>

smartphone-1445489_1920Com a frase “O digital traz empatia” começo meu texto de hoje. A citação é de Fernando Amaral, diretor de marketing do Itaú. Em entrevista ao Meio & Mensagem (que você pode conferir aqui), ele falou sobre o projeto Itaú Personnalité, o desafio do marketing em acompanhar o momento econômico e financeiro de seus clientes e a importância do digital como ferramenta de empatia: “O digital é uma ferramenta cada vez mais importante para gerar empatia e é isso que temos buscado com os clientes do Personnalité”, afirma Amaral.

A internet, além da facilidade de acesso a informação e conteúdo, possibilita também a interação com o cliente. Hoje em dia, as empresas conseguem traçar estratégias de comunicação dirigida com mais eficiência, pois o público está presente em determinada rede social e chegar até ele e suas reais necessidades, se tornou um caminho viável. O feedback é quase simultâneo nas redes sociais. A cada publicação é possível mensurar o impacto causado, já na comunicação offline essa mensuração nem sempre é precisa e imediata. Hoje é muito mais fácil avaliar o recebimento da informação, pois em questão de minutos (ou até mesmo segundos), as pessoas expressam a opinião sobre o assunto.

Além disso, com as ferramentas do Facebook, por exemplo, se tornou mais acessível definir e delimitar o público ao qual determinada estratégia quer atingir. Consegue-se focar de maneira mais certeira e direta o stakeholder. Mas é claro, isso tudo atrelado ao planejamento estratégico e ao conteúdo coerente para cada público, caso contrário, o caminho percorrido para chegar até ele não irá ter os resultados almejados, pois a ferramenta é ação e não a estratégia em si.

O Itaú Personnalité é um exemplo de interatividade digital utilizada para a facilidade de uso dos serviços que o banco oferece. O Itaú e outras empresas têm apostado na interação através do meio digital para se aproximar do público e conhece-lo melhor.

O digital traz empatia, como apontou Fernando Amaral, pois mais do que nunca as empresas estão se aproximando de seus clientes e conhecendo-os, entendendo suas vontades e necessidades, e transformando a conexão empresa – cliente, em um relacionamento.

Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2016/09/27/o-digital-traz-empatia-diz-diretor-de-marketing-do-itau.html

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