11
maio
2016

O mundo é dos empáticos. Saiba por quê.

Por Maria Alana Brinker >>

Você é uma pessoa empática? Entenda por que esse é um requisito tão apreciado pelo mercado.

O mundo é dos empáticos. Saiba por quê.O título do post de hoje nada mais é do que a matéria de capa da última edição da revista Você S/A (abril de 2016). Segundo o texto, que eu recomendo bastante a leitura, a habilidade de se colocar no lugar do outro é o comportamento mais visado no mercado de trabalho hoje, e está sendo solicitado, principalmente, em funções de liderança. Não por acaso, as empresas perceberam que não adianta contratarem funcionários com a parte técnica bem desenvolvida se estas pessoas não conseguem se colocar no lugar do outro. Saber lidar com pessoas e, principalmente, se colocar no lugar delas quando for necessário é essencial para trabalhar em equipe e conduzir bem processos e projetos.

Segundo a matéria, os elementos que influenciam a maneira de alguém agir e pensar são inúmeros, como sua origem, crença, história de vida e situações pelas quais passou. E conseguir perceber estes detalhes faz parte da empatia.

Assim como muitas outras habilidades, alguns têm, naturalmente, a empatia mais desenvolvida que outros. Mas, se você acha que precisa trabalhar mais esta característica, veja três conselhos para se tornar mais empático:

  1. Observe. Entenda o contexto, o momento e, também, a pessoa.
  2. Ouça. Quando alguém fala, geralmente é direto para você. Preste atenção.
  3. Coloque-se no lugar do outro.

A AVALIAÇÃO DA EMPATIA NOS PROCESSOS SELETIVOS

Já tive a oportunidade de falar sobre mercado de trabalho para estudantes algumas vezes, e uma das coisas que sempre friso é que somente conhecimento técnico não é suficiente para fazer um profissional se desenvolver na sua carreira. Profissionais que precisam trabalhar em equipe e gerir pessoas necessitam valorizar a habilidade de se colocar no lugar do outro. E as empresas já se deram conta disso, tanto que começaram a avaliar, nos processos seletivos, o quão sensível o candidato é, colocando-o em determinadas situações nas dinâmicas de grupo e fazendo testes de personalidade.

A empatia permite enxergar os colegas a partir de uma perspectiva com menos julgamentos e mais colaboração. E uma iniciativa muito interessante que mostra, na prática, como é fazer isso é o primeiro Museu de Empatia do mundo.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

A empatia faz parte das características que compõem a inteligência emocional. Então, que tal fazer um teste rápido, sem caráter científico, e avaliar como você lida com as emoções? Clique aqui para realizar o teste e, se ficar com dúvidas ou quiser discutir mais sobre o assunto, entre em contato com a nossa equipe!  😉

Referência: revista Você S/A, edição de abril de 2016

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...