Por Marcela Serro Frasson>>

O Negócio do Luxo o curso de Carlos Ferreirinha em Porto AlegreNos dias 30 e 31 de outubro, Porto Alegre recebeu a visita de Carlos Ferreirinha, que esteve no hotel Sheraton para ministrar o curso “O Negócio do Luxo”, a convite da Agência Divina em parceria com a IC Brasil. Ferreirinha é atualmente um dos principais especialistas em mercado de luxo na América Latina, reconhecido e admirado por seu trabalho. Já esteve à frente da presidência da Louis Vuitton no Brasil e atualmente dedica-se à gestão de sua própria empresa, a MCF Consultoria, que conta com clientes de peso como Ferrari, Mercedes-Benz, Cartier, Montblanc, Burberry e Marc Jacobs.

O curso “O Negócio do Luxo” proporcionou dois dias de intensas reflexões e trocas de experiências em uma turma composta por profissionais e empreendedores das mais diversas áreas de atuação, cientes da importância da aplicação dos conceitos e práticas do luxo em seu dia a dia profissional. A seguir, algumas valiosas considerações feitas por Ferreirinha a respeito do luxo e seu mercado na atualidade:

– Luxo é a transformação do ordinário em extraordinário, do simples em especial.

– Não existe luxo simples. O luxo pode ser não ostensivo, mas nunca simples.

– No segmento de luxo, quem determina o preço de um produto não é o cliente, é a empresa. É ela quem decide quanto irá cobrar. O preço é algo estratégico para se gerar percepção de valor e exclusividade.

– A qualidade não é mais um diferencial, nem um fator impactante para os clientes. Hoje em dia ela é essencial, é uma obrigação.

– Para uma marca ser tradicional ela não precisa ter 100 anos, nem 50. O importante é saber quem ela é no tempo.

– O mundo será digital, mas o ser humano precisa do físico. Neste contexto, o papel das empresas é trazer para o mundo real o que se vê no digital – touch x feel.

– Atualmente, o maior desafio das empresas de luxo é continuar crescendo e aumentando sua lucratividade ao mesmo tempo em que mantêm a exclusividade.

– A excelência no luxo exige um olhar extremamente atento aos detalhes e à perfeição. Tudo importa, e tudo deve ser excelente.  E é justamente este nível de excelência que faz com que as empresas deste mercado sejam o que são e cobrem o que cobram pelos seus produtos e serviços.

– O que está em jogo não é o tamanho da empresa, mas quem ela é no mercado, o que ela faz para surpreender e encantar seus clientes.

– O cliente de hoje quer atenção, personalização, customização. Ele quer ser o protagonista.

– A verdadeira vantagem competitiva de hoje é a experiência. Agora é o momento de despertar sensações nos clientes. O diálogo com o consumidor passa a ser emocional, e não mais funcional.

– Experiência e valor agregado são coisas que o cliente tem que perceber. Se ele não perceber, não adianta a empresa oferecer, pois nesse caso serão apenas custos.

– Nem todas as empresas podem ser de luxo ou podem se tornar empresas de luxo, mas todas podem aprender com o luxo para buscar uma vantagem competitiva.

Ferreirinha fez questão de enfatizar que tais conceitos não são aplicáveis somente por quem trabalha diretamente no mercado de luxo, mas por qualquer profissional que esteja ciente das mudanças que estão ocorrendo em nosso tempo e que esteja na busca constante pela excelência em seu negócio ou serviço, procurando proporcionar aos seus clientes a melhor experiência possível.

Ao final, os que tiveram a oportunidade de participar do curso saíram com a certeza de que em cada pequeno gesto existe a chance de oferecer algo melhor, e com a vontade imensa de colocar em prática os valiosos ensinamentos compartilhados durante os dois dias. Prova de que, abordando o tema sob a ótica da gestão, o curso de Ferreirinha não apenas ensina, mas também motiva e encanta. Definitivamente, um luxo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Luisa

    Tema ótimo. Relato conciso e adorei o fechamento! Ferreirinha é um luxo e vc Marcela tbm!

    • Marcela Serro Frasson

      Muito obrigada Luisa! Fico feliz que tenha gostado da matéria. O Ferreirinha realmente é um excelente profissional!