Por Renata Gueresi >> 

O papel da Comunicação nas acreditações de QualidadeNo dia 18 de março de 2015, o Hospital onde trabalho recebeu sua primeira avaliação de Qualidade. Esta avaliação faz parte do processo de certificação que nós estamos engajados, chamado Acreditação Hospitalar. O certificado é o mesmo que as certificações ISO, mas com a diferença de que a Acreditação é apenas para a área da Saúde.

Enfim, resolvi escrever sobre a percepção que tive desse processo, o qual durou três dias. O que pude ver foi o comprometimento das equipes, a organização do seu ambiente de trabalho e o domínio (em quase todas as áreas) das atividades realizadas no hospital. Isso tudo mostra que a implantação da Gestão da Qualidade está acontecendo, o que me deixou muito orgulhosa, já que eu sou a responsável por essa área.

Outra coisa que me chamou bastante atenção foi a percepção dos três avaliadores sobre o quanto todos os nossos colaboradores estavam envolvidos no processo e o quanto todos sabiam do que se tratava aquela avaliação. Isso aconteceu por causa do plano de divulgação desenvolvido para este processo. Durante os três meses que antecederam a visita de avaliação, a Comissão de Gestão da Qualidade estruturou um plano de divulgação que envolveu todos os nossos canais de comunicação internos e, além disso, os treinamentos das equipes.

Para vocês terem uma noção do que foi feito, por meio da Assessoria de Comunicação e Marketing do Hospital, foram desenvolvidas peças de divulgação para os nossos murais internos (cartazes), banner para deixar em frente aos elevadores para os pacientes e familiares terem conhecimento da nossa avaliação; também se divulgou, por meio do nosso sistema interno (o TASY), além de ser divulgado na televisão do refeitório e por e-mail marketing a todos os colaboradores, médicos e serviços terceirizados. Essa divulgação ocorreu semanalmente, durante três meses consecutivos.

É aqui que entra o poder da comunicação, a forma de se trabalhar endomarking. É claro que toda essa divulgação seria falha se os gestores não se comprometessem com a ação e não a divulgassem às suas equipes. Então, além de tudo o que foi feito, foi realizada uma reunião de abertura do processo explicando o que é a Acreditação, por que nós estamos em busca deste certificado e qual a importância disso tudo para a nossa instituição. Dessa forma, começamos o engajamento pela ponta da pirâmide, ou seja, pela parte estratégica da organização, para que esta fizesse o trabalho de passar a informação adiante.

Para encerrar, deixo aqui registrado todo o meu orgulho de fazer parte de um processo como este, de um processo que exige muitas mudanças, muito empenho e dedicação de todos. Como eu costumo dizer nos treinamentos e nas reuniões: “Não sou eu quem faz a qualidade, quem a faz a qualidade dos nossos serviços são todos vocês (os colaboradores)”.

Fonte da imagem: Fotolia

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