29
ago
2012

O papel e a importância da pesquisa de marketing

Por Marcela Serro Frasson >>

No mercado atual, ao passo que os consumidores ficam cada vez mais exigentes e a concorrência entre as empresas torna-se cada vez mais intensa, elas vêm necessitando de informações em maior quantidade e com melhor qualidade, para que possam atender ao seu público de maneira mais eficiente. Tais informações dizem respeito, por exemplo, às características do ambiente em que a empresa atua, às expectativas dos clientes em relação a determinado produto, à reação dos clientes em relação às campanhas publicitárias, às atividades e políticas da concorrência, entre diversos outros fatores.

Assim, o objetivo da pesquisa de marketing é identificar quais informações os gerentes de marketing necessitam e torná-las disponíveis de maneira que possam auxiliar na tomada de decisões. É importante que estas informações sejam precisas e consistentes, já que decisões equivocadas podem resultar em altos custos para a empresa.

As decisões a serem tomadas para identificar e satisfazer as necessidades dos clientes são influenciadas por variáveis controláveis e incontroláveis. As variáveis controláveis são aquelas relacionadas ao marketing da empresa: produto, preço, promoção e distribuição. As incontroláveis, por sua vez, são aquelas relativas ao ambiente externo, como economia, política, cultura, leis, tecnologia, entre outras. Além destas, ainda existem os interesses dos diversos stakeholders, como fornecedores, consumidores, colaboradores e acionistas. O papel da pesquisa de marketing, nesse sentido, é de auxiliar os tomadores de decisões a adequar as variáveis de marketing às variáveis ambientais e aos interesses dos stakeholders.

Uma pesquisa profissional e bem elaborada exige um planejamento ordenado de todas as etapas do processo, já que cada uma delas é importante. Após definido o problema ou a oportunidade de pesquisa, que consiste na etapa inicial, determina-se quais são as informações a serem adquiridas e faz-se um levantamento das melhores fontes para buscar tais informações. Escolhem-se, então, os métodos mais adequados para a coleta de dados, dependendo do tipo de pesquisa a ser realizada. A análise dos dados coletados, quando bem feita, resultará em constatações, implicações e recomendações que auxiliarão a empresa na tomada de decisões de marketing, colaborando para o seu sucesso e a satisfação dos clientes.

Referências:

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

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