14
maio
2017

O poder do reconhecimento na vida profissional

Por Janini Poncio >>

Embarcar no mercado de trabalho não é nada fácil! É um mundo novo, com pessoas novas, com gestores a quem devemos mostrar resultados diariamente e aprender a lidar. Seja para quem está começando ou para quem já possui certa experiência, a vida profissional sempre será um desafio. Para nós, profissionais de Comunicação, o desafio surge a cada dia e com ele muito aprendizado. Mas diante disso, o que nos move? Poderia citar vários aspectos que, particularmente, me movem e inspiram diariamente, como o amor pela profissão que escolhi. Mas além de amar a profissão, ser reconhecido é também uma grande satisfação.

Acompanhei nos últimos dias um artigo no LinkedIn (confira aqui), que citava a entrevista do filósofo Mário Sérgio Cortella para a Revista Época, falando sobre seu livro “Por Que Fazemos O Que Fazemos”. Em um dos trechos da entrevista, Cortella falou que a falta de reconhecimento é o maior descontentamento de funcionários nos dias de hoje. De acordo com o filósofo: “Reconhecimento não é só pecuniário, financeiro, é autoral. É necessário que a empresa exalte, mostre quem colaborou com aquilo”. E completa dizendo que “é preciso reconhecer, dizer que é bacana, comemorar. Aquilo que estimula a continuar naquela rota. Reconhecimento é a principal forma de estímulo que alguém pode ter”.

Quem não se sente motivado quando seu gestor reconhece o trabalho realizado? Ou quando algum colega parabeniza por determinada ação? Um simples elogio pode não parecer muito para quem o faz, mas para quem o recebe pode fazer toda a diferença. Na área de Comunicação ser reconhecido é uma grande motivação, nos faz ser cada dia melhores. Bom, falo por mim, mas acredito que os colegas de profissão concordam com este pensamento.

Se você é um gestor de equipe, ou se você faz parte de uma equipe, lembre-se: o reconhecimento é um dos maiores incentivadores na vida profissional e com certeza um dos maiores fatores de sucesso. Reconhecer o trabalho do colega que senta ao lado, do funcionário que veste a camisa e se doa diariamente, é imprescindível para o crescimento profissional e para a motivação do colaborador.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...