03
mar
2011

O que é essencial para você chegar lá?

Por Maria Alana Brinker >>

Se por um lado muitas coisas podem dificultar o crescimento profissional, por outro lado existem inúmeros caminhos alternativos que podemos tomar para chegar onde queremos. As palavras-chave para isso são determinação, metas e quebra de paradigmas.

Esta semana, conheci um site muito legal através do Twitter, chamado Essencial para Você Chegar Lá. Fiquei curiosa com o nome e, em meio a tantas informações que leio diariamente na internet, resolvi clicar no link para ver do que se tratava. O que encontrei foi um espaço genial, com histórias de pessoas que chegaram com muito esforço onde queriam, ou estão quase lá. Além de dicas e orientações sobre trabalho, educação, saúde e meio ambiente.

O site, iniciativa da Associação Cidade Escola Aprendiz, apresenta conteúdo inteligente, com foco no debate e na reflexão sobre ética e cidadania. Aborda assuntos que, pelo grau de importância e interferência na qualidade de vida, deveriam estar muito mais presentes nas pautas dos telejornais  do que estão hoje.

Confira, abaixo, um dos vídeos que estão no site.

História de Daniel Lucena – Técnico Jurídico

AS PALAVRAS-CHAVE PARA O SUCESSO

Tenho conversado com alguns ex-colegas de faculdade, que me relataram estarem insatisfeitos com seu trabalho. Mesmo assim, têm medo de arriscar num empreendimento, de trocar de empresa, ou até de fazerem outro curso. Normal que sintam isso num país onde a maioria dos recém-graduados fica desempregada, e, quando consegue uma oportunidade no mercado de trabalho, agarra-se a ela com todas as forças, mesmo não fazendo o que gosta.

Também é comum eu encontrar pessoas que desempenham há muitos anos a mesma atividade, não estão satisfeitas com ela (muitas vezes, vivem reclamando), mas não fazem nada para sair do lugar. Preferem ficar na zona de conforto, afinal de contas, mudar exige esforço e disposição a correr riscos. Acredito que, além de ânimo, falta para essas pessoas três coisas:

Determinação – Dizem que quando vamos atrás de nossas escolhas nossas escolhas nos perseguem. Pois bem, o medo de arriscar enfraquece quando acreditamos em nossos sonhos, e em nossa capacidade de realizá-los. Quando fazemos algo que gostamos, com dedicação, isso nos torna mais felizes, e a tendência ao sucesso é muito grande.

Metas – Estipular metas para alcançar objetivos é fundamental para qualquer empresa crescer. Por que seria diferente para uma pessoa? Nem todos conseguem fazer o que gostam de pronto. Aliás, poucos são os privilegiados que conseguem isto. As metas funcionam como estímulo e parâmetros para sabermos o que temos de fazer para chegar lá. (Independente da tarefa, faça-a bem feita!!)

Quebra de paradigmas – A outra palavra-chave, ou melhor, expressão-chave, é a quebra de paradigmas (tão útil em qualquer situação mas pouco usada por causa do medo de ser diferente, de receber críticas, de não acertar). O diferencial dos grandes empresários está baseado no planejamento estratégico e na quebra de paradigmas. Diria que, se no início do século passado um fabricante de calçados passasse dez anos produzindo sapatos pretos com cadarços e sola de borracha, venderia muito. Hoje, se ele não incorporar novas cores, materiais e tecnologias ao produto, a concorrência o eliminará em meses.

Se você faz alguma coisa diferente para chegar lá, conte para nós! O que é / foi essencial para você chegar lá?

.

>> Veja também: O avanço da tecnologia e o futuro da escrita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...