16
out
2014

O que é Qualidade?

Por Renata Gueresi >>

Hoje eu quero falar de um ponto importante para que as empresas busquem ou mantenham a qualidade dos seus produtos ou serviços.

O que é qualidadePENSE UM POUCO: O QUE É QUALIDADE?

Talvez, o seu primeiro pensamento tenha sido sobre a qualidade de um produto qualquer, na maneira como ele funciona, se funciona adequadamente, se está em perfeito estado, sem defeitos e se é agradavelmente bonito, elegante, enfim, se ele possui qualidade.

AGORA, PENSE NO SEGUINTE: QUEM FAZ A QUALIDADE?

A resposta é simples: são as pessoas. O produto precisa ser produzido seguindo um padrão, para que não se tenha nenhum risco ao usá-lo e, também, que não tenha nenhum defeito. Essa produção é realizada por pessoas, as quais precisam ter as habilidades necessárias para desenvolver um produto ou serviço.

Eu vou usar como exemplo o hospital para ilustrar a questão da qualidade feita por pessoas. Imagine a seguinte situação: você está doente e precisa buscar o atendimento em uma emergência, então, você se dirige até a emergência do hospital que o seu plano de saúde cobre. Ao chegar no hospital a enfermeira que verifica seus sinais não tem a menor noção de como utilizar um estetoscópio para medir a sua pressão. Depois, você é atendido por um médico que está de plantão há as 18h, ele está cansado e nem percebe que prescreveu uma medicação errada para você tomar.

Diante dessa cena, eu lhe questiono: onde está a qualidade? E a resposta é: a qualidade está nas pessoas, pois com pessoas capacitadas para desenvolver suas atividades o serviço será executado de forma qualificada. No caso do hospital, a qualidade está na segurança de realizar todos os procedimentos ao atender os pacientes.

Existem muitos pontos sobre a qualidade que podemos destacar, como: melhorar o gerenciamento do serviço da empresa, aumentar a eficácia dos resultados, reduzir custos, estimular a melhoria contínua dos processos entre outros. Porém, a capacitação das pessoas é crucial para se ter e se manter a qualidade, pois funcionários treinados, com domínio de suas tarefas, têm mais chances de desenvolver a qualidade na produção de um produto ou na prestação de um serviço.

Além disso, a capacitação estimula e motiva os funcionários, pois eles estarão participando de programas de educação continuada em que palestras, seminários, congressos e cursos valorizam o capital humano das empresas e, assim, esse funcionário capacitado irá produzir melhor, com mais eficácia, eficiência, tendo um maior desempenho.

Portanto, eu acredito que a capacitação das pessoas é fundamental para qualquer instituição ter qualidade, seja na fabricação de um produto ou no atendimento ao cliente.

*Há poucos meses fui promovida para o setor de Gestão da Qualidade Hospitalar na instituição em que trabalho. Sou formada em Publicidade e Propaganda e atuava no setor de Marketing antes da promoção. Apesar de Gestão da Qualidade não estar relacionada diretamente com a formação em Comunicação, aceitei o desafio e hoje estou muito feliz com o meu novo cargo de Analista da Qualidade!

Fonte da imagem: http://cpn.ind.br/wp-content/uploads/2013/09/url.png

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...