Por Marcela Serro Frasson >>

Há poucas semanas aconteceu em Porto Alegre o 21º Congresso de Marketing da ADVB/RS, com o tema “Marca, Reputação e Resultados: O Marketing como Agente Transformador de Marcas e Organizações”. O evento teve como patrono o empresário Nelson Sirotsky, do Grupo RBS, e contou com a participação de importantes empresários e executivos, como Ricardo Vontobel (presidente da Vonpar), Sérgio Valente (presidente da DM9 São Paulo), José Agnelo Seger (diretor-presidente do Grupo Herval), Julio Mottin Neto (vice-presidente do Grupo Panvel), entre outros profissionais de sucesso. Mais de 1.200 pessoas lotaram a plateia no Teatro do Bourbon Country.

Já no início do evento foi dada atenção especial à campanha lançada pela ADVB/RS em prol do desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul, denominada “O Rio Grande do Sim”. O presidente da ADVB/RS, Telmo Costa, incentivou o público lá presente (e os demais gaúchos) a agirem de modo a deixar de lado a cultura gaúcha de conflito e passar a dizer “sim”: sim para a coletividade, sim para a colaboração e sim para um estado melhor e mais desenvolvido.

O governador Tarso Genro também fez suas considerações e falou sobre a importância de um Rio Grande do Sul de inclusão e união, destacando que para que haja o desenvolvimento regional é necessário o envolvimento de políticos, empresários e trabalhadores. No painel que ocorreu em seguida, os participantes fizeram algumas críticas à cultura individualista dos gaúchos e ao forte tradicionalismo que acaba se tornando prejudicial, fazendo com que o povo gaúcho se “feche” ao restante do país e o estado continue estagnado, enquanto os demais prosperam. No âmbito dos negócios, também foram destacados importantes tópicos como a inexistência de limites geográficos na era da globalização, a interdependência nas relações, a relevância das redes sociais para as marcas e o valor de uma comunicação transparente e eficaz entre as diversas áreas da empresa.

A seguir foi apresentado o case da Herval pelo diretor presidente do Grupo, José Agnelo Seger. Ele destacou a importância de se sair da zona de conforto – buscando e aproveitando oportunidades e também assumindo riscos, bem como de modernizar-se ao longo do tempo e agir sempre com ética e comprometimento para com os clientes. O empresário também defendeu que só se deve dar o próximo passo após consolidar o anterior, e salientou que as crises podem ser uma ótima oportunidade para o crescimento.

Logo após foi a vez do case da Panvel, onde o vice-presidente do grupo, Julio Mottin Neto, retomou um dos assuntos abordados anteriormente: a grande importância das redes sociais para as marcas, a qual ele ilustrou com o exemplo da campanha “A História de Sofia”, vídeo elaborado pela empresa falando sobre uma cachorrinha, que em questão de dias após o seu lançamento foi amplamente compartilhado nas redes sociais e atingiu mais de 1 milhão de visualizações. O próximo case do evento foi o da BMW do Brasil, apresentado por Martin Fritsches, diretor de vendas no país. Fritsches explicou que a construção de valor da marca baseia-se na proximidade com os clientes e na venda de emoções em vez de produtos.

No painel seguinte, abordou-se a questão da reputação de marca e de como ela pode ser benéfica (se positiva) ou prejudicial (se negativa) para a empresa. Os debatedores salientaram a importância de uma boa gestão de reputação, que é capaz de gerar um valor intangível para a marca. E finalmente, na última palestra do evento falou-se sobre o custo de vendas em cenários turbulentos, onde foram levantadas questões sobre as expectativas dos consumidores com relação a uma marca, a interação da empresa com o ecossistema e a interdependência. Foi destacado que por trás da construção de uma marca deve sempre haver uma causa, e para que a marca obtenha sucesso é preciso que todos acreditem naquela causa.

Em resumo, o 21º Congresso de Marketing da ADVB/RS foi um excelente evento que desafiou os gaúchos a refletirem e mobilizarem-se pela melhoria das relações, do desenvolvimento das empresas e consequentemente do estado. Um primeiro e importante passo para a construção de um “Rio Grande do Sim”, onde o sucesso de todos depende do esforço e comprometimento de cada um.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...