03
jun
2013

O que os concursos públicos, realmente, avaliam?

Por Maria Alana Brinker >>

Você já prestou concurso? Achou a prova bem elaborada ou não?

O que os concursos públicos, realmente, avaliam?

Apesar de no Brasil haver ótimas empresas privadas para se trabalhar, e o empreendedorismo ser uma boa opção, muitas pessoas ainda encontram nos concursos públicos o melhor caminho para a estabilidade.

Quem já fez concursos sabe que assim que o edital é publicado a contagem é regressiva: são meses ou semanas de preparo estudando as matérias específicas, além de português, inglês, espanhol, informática, legislação… Sem contar quando há prova de títulos e é aquela correria para reunir certificados e atestados de tudo o que você já fez na vida, desde aquele curso de extensão que durou apenas 2 horinhas até a sua pós-graduação. Enfim, cada instituição elabora a seleção de acordo com as competências que espera que os selecionados apresentem. Ou não!?

QUE PROFISSIONAL AS INSTITUIÇÕES QUEREM?

Existem dois tipos de provas: as bem elaboradas, que apresentam questões inteligentes, entendíveis (que não deixam brecha para serem anuladas) e que conseguem selecionar o profissional com o perfil que tenha a maior probabilidade de se adequar à cultura e às necessidades da empresa / órgão. E as, digamos, mal elaboradas, ou que deixam a desejar. Neste caso, a prova começa bem, mas lá no meio você se depara com questões que não acredita que estejam lá. Por serem difíceis demais? Não! Por não avaliarem conhecimento útil à atuação do profissional.

Existem, ainda, as provas que incluem questões dissertativas, que se bem feitas conseguem mostrar se o candidato tem boa experiência de mercado e se pensa estrategicamente em situações comuns ao contexto da instituição. Isto, na minha opinião, é o principal a ser avaliado! Só que a maioria dos concursos, pelo menos na área de Comunicação, não tem esse tipo de questão, e, lamentavelmente, seleciona os candidatos na base da decoreba – só para lembrar: aquele método antiquado que os professores da escola aplicavam nos testes. Triste realidade! (O que não significa que pessoas capacitadas não sejam selecionados mesmo assim.)

E você, já prestou concursos? O que achou da qualidade das questões?

Se você está interessado no assunto e quer ter acesso a provas de diversos concursos, existem alguns sites onde você encontra elas disponíveis para download, como estes abaixo. Boa sorte!

Folha Dirigida – http://www.folhadirigida.com.br/
PCI Concursos – http://www.pciconcursos.com.br/
Concursos no Brasil –http://concursosnobrasil.com.br/
JC Concursos – http://jcconcursos.uol.com.br/

Fonte da imagem: blogdobg.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...