Por Leonardo Fleck >>

Realizei uma pesquisa que buscou responder algumas perguntas sobre o perfil do comprador na Internet. O objetivo foi entender os hábitos de compras e as motivações que levam os consumidores a usar os sites e-commerce para adquirir produtos – mais especificamente acessórios como roupas, mochilas, entre outros artigos.

Dentre as principais características, a Internet proporciona ao comprador mais conveniência na pesquisa e comparação de preços, maior variedade de produtos e entrega no local desejado. O empreendedor, por outro lado, pode operar com baixos custos de infraestrutura, vender para qualquer lugar do país e do mundo e atender a públicos segmentados.

Realizei uma série de leituras sobre o assunto, seguida de uma coleta de dados feita através de questionários aplicados a 133 respondentes nos principais shoppings centers da cidade de Porto Alegre e na Internet. Cheguei aos seguintes resultados:

– 85 % dos entrevistados dizem ter efetuado compras em um canal de venda direta (Internet, catálogo impresso, vendedor direto, telefone ou TV);

– 48 % dos entrevistados fazem compras de roupas e acessórios com revendedores diretos (aqueles que nos visitam casa ou no trabalho);

– 40 % fazem compras em lojas de departamento (como a C&A e a Renner) e 35 % em lojas especializadas;

– 47% dos respondentes usam a Internet para fazer compras.

A tabela abaixo mostra informações de comportamento do usuário de Internet quanto a dois critérios: assiduidade (heavy users e light users) e atitude em relação a compras pela Internet (favoráveis e desfavoráveis):

As informações contidas na tabela acima são úteis para entender melhor os usuários da Internet e seus hábitos de compra. Com isso, é possível transformar os dados que eventualmente temos sobre nossos clientes em informações para a realização de campanhas de Marketing Direto. Pode se extrair destas informações, por exemplo, que alguns preferem receber informações como catálogos eletrônicos ou impressos, enquanto que outros os rejeitam. É fundamental ter estas informações sobre seus clientes para oferecer produtos de maneira eficaz e para se comunicar com conveniência.

*Post adaptado do artigo Venda direta um estudo dos hábitos de consumo na Internet e do uso de banco de dados nas ações de Marketing Direto, de minha autoria sob coordenação do Dr. Luiz Antonio Slongo.

 

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