23
maio
2014

O que os recrutadores buscam na hora de selecionar

Por Renata Gueresi >>

O que os recrutadores buscam na hora de selecionarHoje em dia, quando nós, profissionais capacitados, nos lançamos no mercado de trabalho, após concluirmos aquela graduação desejada, nós desejamos estar aptos a suprir as necessidades de determinada empresa para termos a oportunidade de mostrar o que nos foi ensinado, colocando em prática todas as teorias e, é claro, mostrando que com a nossa capacitação nós poderemos atingir os objetivos estratégicos da empresa e também alcançar todas as metas pretendidas.

Esse é o pensamento mais lógico e idealista de quem está cursando o ensino superior ou de quem já cursou e está em busca de uma oportunidade de emprego. Mas (Sempre existe um mas.), quando chegamos de fato ao mercado de trabalho e iniciamos a busca pelo emprego ideal, aquele que sonhamos durante muito tempo, a gente, muitas vezes, se depara com uma realidade que não era a esperada.

Vale salientar que da mesma forma que nós buscamos o emprego dos sonhos, as empresas também buscam seus empregados dos sonhos, e é nesse ponto que eu quero focar. Hoje, os analistas de RH buscam em uma pessoa, que se diz capacitada, as seguintes habilidades:

  • comprometimento com a empresa, suas tarefas e resultados;
  • clareza dos objetivos e persistência para atingi-los;
  • capacidade de gerenciar processos e atividades, incluindo os recursos materiais e humanos;
  • empreendedorismo e disposição para mudar, se necessário;
  • capacidade de trabalhar em equipe, com pessoas dos mais diversos perfis; e
  • motivação interna para o sucesso.

Agora um questionamento: todas as pessoas que estão dispostas a preencher uma vaga de emprego têm essas habilidades? A resposta de muitos será: não têm. Entretanto, todos nós somos capazes de desenvolver estas habilidades, e é isso que nós precisamos demonstrar no momento em que buscamos uma oportunidade de emprego, ou até mesmo uma promoção interna.

Empresas e candidatos, ou chefes e funcionários desejam a mesma coisa. A sua chance de encontrar o sucesso está em como você irá valorizar seus pontos fortes e aprender a melhorar os fracos. Fazendo isso, qualquer pessoa pode ser muito eficaz e ter um grande diferencial competitivo para o sucesso.

Para tanto, você deve fazer uma análise criteriosa sobre os seus padrões de comportamento e verificar quais são os mais valorizados pelas empresas que você pretende se candidatar a uma vaga. Ou, no caso de você já estar trabalhando, é necessário conhecer os valores institucionais de onde você trabalha.

Referência:

Liderança de Sucesso. Disponível em: <http://www.comexito.com.br/LIDERANCA/LIDERANCA_MOD1.pdf>. Acesso em: 15 de maio de 2014.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...