No último sábado de outubro, dia 31, a Associação Brasileira de Relações Públicas – Unidade do Rio Grande do Sul e Santa Catarina (ABRP RS/SC) promoveu o curso Empreendedorismo e Inovação em Comunicação no Farol Coworking. A super aula foi ministrada pelas empresárias Bruna Teixeira (Estaleiro Liberdade e Bruna Teixeira Estratégia, Relacionamento e Conteúdo) e Daniele Carlini (PR360 e blog Comunicação & Tendências), que além de compartilharem conhecimento com os participantes também contaram um pouco das suas histórias empreendedoras.

Empreendedorismo e Inovação

Da esq. p/ a dir.: as RPs Daniele Carlini e Bruna Teixeira c/ o Presidente da ABRP RS/SC Marcelo Tavares e a tesoureira da Farol ABRP RS/SC Patrícia de Castro.

Se você não conseguiu participar desta edição do curso, confira o review que colocamos aqui em tópicos, para facilitar a sua vida, e bora ser empreendedor. Se tiver alguma dúvida e quiser falar com as ministrantes do curso, deixe um comentário no final do post.  😉

SOBRE EMPREENDER E INOVAR

“Pra você que está indeciso, a gente não precisa trabalhar em uma só área.” Sim, isso mesmo. Foi essa uma das primeiras dicas que a RP Daniele Carlini deu. Quantas vezes a indecisão se torna uma barreira para o nosso crescimento? Ainda mais na área da Comunicação, que oferece tantas possibilidades de atuação. Pois saiba que não precisamos nos limitar a atuarmos em uma só área. O segredo do sucesso é fazermos aquilo que gostamos bem feito.

As meninas também trouxeram pra gente esta super definição da Endeavor, explicando o real motivo de empreender: empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar impacto positivo. Genial!

Alguns importantes dados sobre o empreendedorismo no Brasil revelam que as novas gerações estão mais estimuladas a terem o seu próprio negócio, e que metade são mulheres: hoje, a cada 100 empreendedores, 71 enxergaram uma oportunidade. Há 12 anos eram menos de 42%. O perfil do empreendedor brasileiro é mais escolarizado e mais jovem. 50% dos novos empreendedores (com até três anos e meio de atividade) estão na faixa etária de 18 a 34 anos. 52% dos novos empreendedores são mulheres. 27% do PIB brasileiro tem participação das micro e pequenas empresas – que representam 95% das empresas no Brasil.

Quem aí nunca teve ou soube de alguém que escutou do cliente: não era bem isso o que eu imaginava! Ou: eu esperava mais! Segunda Daniele, para entender bem a demanda, você tem que ter a noção de todas as perguntas que você faria se você fosse o cliente.

A RP Bruna Teixeira trouxe o seu conceito sobre o tema: inovação não é só ter grandes ideias, é pensar também em pequenas coisas que podem melhorar processos, por exemplo. Se estiver com medo, vai com medo mesmo.

A segunda parte do curso foi botar a mão na massa. A Bruna e a Dani instigaram os participantes a produzirem o esboço de um planejamento pessoal para empreender (ver foto abaixo) e a compartilhá-lo com o grupo, verificando, assim, pontos em comum e visões diferentes que poderiam enriquecer o trabalho. E trouxeram junto os conceitos de Causation e Effectuation, você já ouviu falar? O primeira diz respeito à maneira tradicional de criar um negócio, usando um planejamento padrão. Já o segunda é a maneira de empreender através de erros e acertos, com base na experiência e envolve muita cocriação

Empreendedorismo e Inovação

E para finalizar, a explicação das 10 características reconhecidas e legitimadas pela ONU do perfil empreendedor – EMPRETEC. Aqui nós colocamos apenas as características. Se você quiser entendê-las melhor, pode entrar em contato com as meninas.

1 Busca de oportunidades e iniciativas
2 Persistência
3 Comprometimento
4 Exigência de qualidade e de eficiência
5 Correr riscos calculados
6 Estabelecer metas
7 Buscar informações
8 Planejamento e monitoramento sistemáticos
9 Persuasão e rede de contatos
10 Independência e autoconfiança

Quer saber mais? Confira a apresentação das palestrantes aqui e boa sorte!  😉

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...