Guest post por Juliana Motta Ramon >>

O mundo dos negócios vive em plena Era Digital. Esqueça o bom e velho currículo ou portfólio impresso, hoje, existe uma rede que te conecta a milhares de profissionais e exibe seu perfil de forma global.

O cartão de visita não é mais essencial, basta uma troca de número de telefones e vocês estarão conectados para o resto da vida. A busca por produtos ou serviços está praticamente extinta, pois a todo o momento milhares de anúncios relacionados às suas preferências e hábitos explodem pelos cantoO relações-públicas na área de Comunicação Digitals da tela do seu notebook, tablet ou celular.

Mas como tem sido o posicionamento de empresas e profissionais frente a esta grande explosão digital? Como manter uma marca, produto ou serviço atraente neste mundo de tanta exposição e concorrência? Diariamente vemos empresas e empresários guerreando com seus perfis na internet, seja para vender seus produtos, manter uma boa imagem ou atrair leads, ou seja, potenciais contatos para sua base.

De acordo com um estudo publicado em 2015 pelo e-commercebrasil, 29% da população mundial está presente nas mídias sociais. E no Brasil, 47% dos habitantes estão ativos em alguma plataforma social. Sabe o que isso significa? Que metade da população do nosso país vive em rede e que se as empresas não atuarem de forma estratégica na comunicação digital, elas simplesmente desaparecerão, pois serão engolidas pelas concorrência e perderão a atenção dos seus clientes.

Este cenário reafirma a cada dia a importância do relacionamento ser a base da comunicação digital e de ter o controle do posicionamento online, por meio da interação eficaz, do monitoramento da imagem, da busca por influenciadores e da identificação de oportunidades estratégicas.

Toda empresa ou empresário para garantir sua fatia no mercado precisa de um plano de comunicação bem elaborado, pensando cuidadosamente em todos os seus stakeholders, função esta desempenhada por profissionais de Relações Públicas.

No mundo digital não é diferente, para tornar-se atraente é necessário construir uma rede de relacionamento, aproximar-se de formadores de opinião, implantar ações de engajamento orgânico e construir conteúdos relevantes. Não basta criar uma página, postar fotos e vídeos e investir em anúncios online, é necessário ter estratégia na comunicação digital.

É neste momento que o profissional de Relações Públicas encontra uma área promissora para atuar com destaque, uma vez que suas habilidades em posicionamento de marca e comunicação estratégica tornam-se a cada dia mais necessárias no universo online.

“A comunicação deve agregar valor ao negócio das organizações e contribuir para criar um diferencial no imaginário dos públicos.” Margarida Kunsch

Referência: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pesquisa-mostra-dados-da-internet-
no-brasil-em-2015/

Juliana Motta RamonJuliana Motta Ramon – Profissional de Relações Públicas, formada pela Universidade de Sorocaba, possui 8 anos de experiência em Comunicação. Atualmente está cursando MBA em Marketing Digital e atua com Consultoria em Comunicação Estratégica. Para ver o currículo da autora, visite o perfil dela no LinkedIn.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...