09
fev
2015

Oito dicas de marketing aprendidas com o Chaves

Por Fernanda Sarate >>

Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves, com dicas de marketing bem gostosas de se ler… Confira oito dicas de marketing que podemos aprender com o seriado Chaves.

Chaves_seriadoPetulante, preguiçoso, ingênuo, engraçado. Ninguém tem paciência com ele, mas não há quem não tenha se divertido ou até se emocionado com o garoto que vive – mas não mora – no barril. Acredito que podemos aprender com tudo, inclusive com esse programa humorístico. Escolha o seu lugar na classe do professor Girafales, digo, do Comunicação e Tendências, e confira oito dicas de marketing que podemos aprender com o Chaves do Oito:

1) A criatividade não depende apenas da verba.
O próprio Roberto Gómez Bolaños ajudava a desenvolver os cenários do programa, ele reutilizava vários elementos em episódios diferentes. A verba do seriado era pequena, mas não a criatividade de seu idealizador.

2) Diferencie-se da concorrência.
Se o seu concorrente vende sucos, que tal vender refrescos de laranja, que são de limão e têm gosto de tamarindo?

3) Bons slogans são simples e fáceis de lembrar.
“Isso, isso, isso!”
“Tá bom, mas não se irrite.”
“Ninguém tem paciência comigo.”
“Foi sem querer querendo.”

4) Capricho no PDV, desenvolvimento de uniforme e bom treinamento ajudam muito, mas ter um bom produto  e atendimento humanizado é fundamental.

5) Trate bem seus clientes, eles podem não ter total razão, mas têm a sua razão. 

6) As estatísticas e pesquisas são importantes, porém não explicam tudo!

Desenhos da turma do Chaves

7) A prática do sketching é bastante útil para ilustrar ideias para novos produtos.

8) Se seu produto e campanha forem bons, eles serão lembrados por muito tempo.
O seriado Chaves começou a ser produzido em 1971 (clique aqui e assista ao primeiro episódio) e teve o seu final gravado no início da década de 1990 (aqui você pode conferir o último episódio). Já em seu início a série foi exibida em diversos países como China, Rússia e na maior parte da América Latina, sendo dublado em mais de cinquenta idiomas. Ela é exibida até hoje e seu público se amplia e se renova.

Por fim, há um episódio inteiro sobre teoria clássica da comunicação (disponível aqui).

Recentemente Roberto Gómez Bolaños nos deixou. Contudo, a simplicidade, o humor, a ingenuidade, a humanidade e a imaginação presentes nas personagens criadas por ele permanecem como legado. E como profissionais ou estudantes da área de Comunicação/Marketing conhecer esse ícone da televisão e da cultura pop e zaz e zas é fundamental!

Referências:

FRANCO, Paulo; JOLY, Luís; THULER, Fernando. Chaves: foi sem querer querendo? São Paulo: Matrix, 2006.
http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Chavo_del_Ocho

 Fonte das imagens:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/4/49/Chaves_seriado.jpg

http://s.glbimg.com/po/tt/f/original/2012/03/01/sem-titulo-chaves.png

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...