Por Janini Poncio >>

Os desafios da comunicação na era das redes sociais digitaisA comunicação social vem passando por inúmeras mudanças ao longo dos anos. Antes era exclusivamente informativa e unidirecional, onde havia poucos canais e praticamente nenhuma interação: o público recebia a informação e não gerava feedback, nem tinha espaços onde demonstrar sua satisfação ou insatisfação com a marca.

Passamos por várias tendências e mudanças às quais tivemos (nós, sociedade) que nos adaptar até chegar onde estamos. E hoje, com a evolução da internet e da tecnologia, vivemos em um mundo onde o público que antes somente recebia a informação produz o seu próprio conteúdo. Estamos vivendo na era das redes sociais digitais.

As empresas que antes pensavam suas ações focadas em vendas e de maneira massiva, hoje precisam pensar estrategicamente e de forma dirigida, e este é um dos maiores desafios da comunicação na era digital: pensar no cliente como uma pessoa única e não como um grande grupo. O maior erro das empresas nas redes sociais digitais é pensar no todo quando este todo não existe. Hoje, a delimitação de público é muito mais segmentada, classificar a persona por sexo, idade e faixa-etária é muito abrangente, é preciso ser mais específico e direto para ser assertivo nas ações estratégicas. E é por isso que a estratégia de comunicação dirigida deve ser encarada como primordial quando falamos em redes sociais digitais.

Além disso, é essencial levar em conta a mudança de status de receptor a produtor. O avanço da internet possibilitou as pessoas a se tornarem produtoras de conteúdos, os chamados prossumers. Ao mesmo tempo em que recebemos a informação também a produzimos a partir de nossa opinião. E a partir disso, é preciso dialogar e convidar o consumidor a participar da construção de seu conteúdo, deve haver troca e conversa entre as partes, afinal, estamos vivendo um novo modelo comunicativo, que tira o controle da informação da mídia (e das marcas) e coloca no usuário.

Estamos vivenciando um novo modelo de comunicação, e como qualquer novidade, estamos nos adaptando a ela. O desafio não é somente para as empresas, mas principalmente para nós profissionais de comunicação, que além de buscar por aperfeiçoamento temos que implementar e implantar este novo formato no setor empresarial.

As redes sociais digitais nos trazem inúmeras possibilidades, nunca conseguimos estar tão próximos de nosso público e ter um feedback tão imediato das ações. Temos um novo mundo a explorar e aperfeiçoar, a comunicação não para e nós devemos seguir no mesmo ritmo que ela. Não adianta e não tem o porquê de nadar contra a maré.

Fonte de pesquisa: http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/869

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...