09
jun
2015

Os dez credos do Marketing 3.0

Por Fernanda Sarate >>

Conheça os dez credos do Marketing de Gestão de Valores proposto por Kotler.

No livro “Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano”, uma das maiores autoridades do Marketing, Philip Kotler, garante que vivemos um novo momento no Marketing. Em sua primeira fase (o Marketing 1.0), o Marketing era centrado no produto, depois, no Marketing 2.0, passou a ser centrado no consumidor. Agora, o Marketing deve estar centrado nas questões humanas e nos valores.

Modelo de matriz baseada em valores.

Modelo de matriz baseada em valores.

Aqui, as pessoas não são vistas apenas como consumidoras em potencial, mas sim como seres humanos plenos e a conversa e o relacionamento assumem papel antes protagonizado apenas pela propaganda. Este seria o Marketing da Gestão de Valores e para ele, Kotler e seus colegas Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, estabeleceram os dez credos a seguir.

1: Ame os seus clientes e respeite os seus concorrentes
Aqui, amar o cliente significa conquistar a sua fidelidade, oferecendo-lhe soluções relevantes e de valor. Os autores também lembram que são os concorrentes que auxiliam no impulsionamento do mercado como um todo, facilitando o crescimento do setor de atuação da empresa, portanto, é importante respeitá-los e monitorá-los.

2: Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar
O mundo dos negócios é extremamente dinâmico, mudanças ocorrem a todo o momento. As empresas devem ser sensíveis a isso e ter a capacidade de prever mudanças e adaptar-se rapidamente a elas.

3: Proteja seu nome, deixe claro quem é você
A reputação, hoje, tem um valor muito grande no mercado. As empresas precisam deixar claro quem são, os seus posicionamentos, diferenciais e valores.

4: Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você
Esse credo diz respeito à segmentação. As empresas precisam ter claro quem é o seu público e concentrar os seus esforços no segmento no qual podem proporcionar mais benefícios.

5: Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo
As empresas devem oferecer produtos de qualidade a um preço adequado; os preços justos refletem a qualidade do produto.

6: Esteja sempre disponível, divulgue as boas novas
Os clientes não podem ter dificuldade em encontrar e fazer contato com a sua empresa. Interaja, se relacione e esteja disponível.

7: Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros
Depois de conquistar um novo cliente, é importante manter um bom relacionamento com ele, conhecer as suas necessidades, desejos e definir estratégias para que a sua empresa possa ajudá-lo.

8: Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços
Em qualquer segmento de atuação, as empresas devem ter o objetivo de servir ao seu cliente, elas são fornecedoras de serviços, já que todo o produto envolve um serviço. Esse pode ser um diferencial importante para o seu negócio.

9: Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega
As empresas devem sempre cumprir as promessas de valor feitas aos clientes, fornecedores, funcionários e demais parceiros. Devem também buscar melhorar sempre a qualidade, o custo e a entrega em todos os seus processos de negócios

10: Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final
As empresas devem ir além do impacto financeiro para tomar uma decisão. O conhecimento e a experiência devem embasar uma decisão mais sábia.

No Marketing 3.0 as empresas devem ter proposições de valor funcionais, emocionais e espirituais, tendo também como objetivo fazer do mundo um lugar melhor. Em um primeiro momento, pode parecer algo muito distante do mundo dos negócios e dos resultados rápidos, porém, cabe lembrar que as pessoas certamente se importarão mais com as empresas que se importarem com elas e com o mundo em que vivem.

Fonte:
KOTLER, Philp. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0 – Editora: Elsevier Editora LTDA, 2010. Rio de Janeir – RJ.

Fontes das imagens:
http://e001.it/wp-content/uploads/2013/01/Kotler1.jpg

https://josericardonoronha.files.wordpress.com/2013/10/matriz-baseada-em-valores.png?w=600

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...