Por Rogelia Barbosa >>

#semMake #deCaraLavada #NoFilter entre outras hashtags e fotos que mostram artistas e anônimos sem maquiagem tomaram conta das redes sociais. Mas o que isso impacta na publicidade? Será que é uma crítica à beleza e à perfeição?

Padroes de beleza na midia e ai para ser belo tem que ser perfeito5

Reverenciados e odiados, os padrões de beleza sempre são tema quando se fala em moda, adolescentes, mídia e publicidade. De onde vem essa tal “ditadura da beleza”? Alguns dizem que vem das passarelas, outros culpam a mídia e até a sociedade, e assim por diante. O fato é que as tendências na publicidade e nas ruas se conversam, uma influencia a outra. Ação e reação.

Assim como ser magro passou a ser padrão de beleza nas passarelas, isso sufoca também as pessoas que vivem fora delas. Todo mundo quer ser belo, e para isso as clínicas recebem cada vez mais demandas para as intervenções cirúrgicas que homens e mulheres se sujeitam na tentativa de entrar nesse ‘padrão de beleza’.

Mas não basta ser magro para ser belo como nas capas de revistas, nos anúncios publicitários e nas passarelas, é preciso estar perfeito, polido. A imagem muito bem tratada. Pera aí, mas o que é beleza de fato? Para ser belo tem que ser perfeito?

A dificuldade de conceituar o belo acompanha a história da filosofia, desde a Grécia Antiga. “Toda beleza é difícil”, indica Sócrates (469-399 a.C). Para Platão, “o belo é o bem, a verdade, a perfeição; existe em si mesma, apartada do mundo sensível, residindo, portanto, no mundo das ideias. A ideia suprema da beleza pode determinar o que seja mais ou menos belo”. 

Para Kant, “o belo existe enquanto fim em si mesmo: agrada pela forma. […] No juízo estético verifica-se o acordo, a harmonia ou a síntese entre a sensibilidade e a inteligência, o particular e o geral”.

Em meio a esse contexto, várias marcas estão explorando esse outro lado, “fora do padrão”. Se a definição do belo é tão difícil, seria intransigente afirmar que isso é a valorização da imperfeição. Prefiro utilizar o termo a valorização do que é real. Essa é uma estratégia que muitas marcas e artistas têm buscado incorporar à sua imagem, uma inquietação do que é exagero nos padrões de beleza, em contraponto reverenciam o real.

A Dove foi uma das marcas pioneiras no Brasil a utilizar o tema nas campanhas publicitárias. Desde 2005, quando lançou a campanha Verão Sem Vergonha que foi um grande sucesso. Desde lá, utiliza a Real Beleza como discurso da marca.

Confira as marcas que aderiram à diversidade, incluindo pessoas diferentes dos “padrões” e não exagerando no tratamento de imagens no Photoshop. Veja também as celebridades que entraram na onda do #semfiltro #semmake. Qual é a sua opinião sobre a valorização do real na publicidade? É só uma modinha ou veio para ficar? Comente!  🙂

Verão sem Vergonha (2005)

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Campanha pela Real Beleza (2007)

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Retratos da Real Beleza (2013)

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A marca de lingerie norte-americana Airie for American Eagle também apostou em usar imagens de mulheres reais, sem manipular digitalmente as fotografias em campanha publicitária: https://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/marca-norte-americana-cria-campanha-de-lingerie-com-mulheres-reais-e-sem-photoshop/

Padroes de beleza na midia e ai para ser belo tem que ser perfeito

Gisele Bündchen em campanha sem maquiagem: https://catracalivre.com.br/geral/design-urbanidade/indicacao/gisele-bundchen-em-campanha-sem-maquiagem

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Confira as marcas que estão revendo o padrão das passarelas e valorizando a diversidade e inclusão na moda: http://www.cutedrop.com.br/2013/10/a-beleza-da-diversidade-marcas-que-trabalham-a-inclusao-na-moda

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O Blog Alô Chics da Glória Kalil postou: “Na onda do selfie, celebridades compartilham fotos de cara lavada (ou quase) no Instagram #nomakeupselfie”: http://chic.uol.com.br/beleza/noticia/na-onda-do-selfie-celebridades-compartilham-fotos-de-cara-lavada-ou-quase-no-instagram-nomakeupselfie

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Exposição “Cara Lavada com Glamour”, ensaio fotográfico presente em edição de celebridades com zero maquiagem e sem qualquer tipo de produção: http://www.belasartes.br/site/acontece/noticias?n=1562

Fontes:

Citação Socrates: www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=402

Citação Kant extraída de: http://www.estudantedefilosofia.com.br/conceitos/estetica.php

 

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