Por Janini Poncio >>

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A Edelman Significa lançou na última semana o estudo Earned Brand 2016, que mede a força da relação entre empresas a partir de 13 mil entrevistas em 13 países, inclusive no Brasil. O estudo desenvolveu a métrica Edelman Brand Relationship Index, que mede os seguintes vínculos do consumidor com a marca: indiferença, comprometimento, interesse, envolvimento e dedicação. Com média 43, o Brasil é o terceiro país com público mais envolvido com as marcas, atrás da China e da Índia. Sendo que os setores que possuem melhor relação com seus consumidores são as mídias sociais, moda, automóveis e artigos de luxo.

De acordo com Rodolfo Araújo, Líder de Pesquisa e Conhecimento na Edelman Significa, “Relacionamento é a palavra de ordem para as marcas; não basta ter um produto ou serviço de qualidade, pois os consumidores desejam um diálogo permanente e relevante junto às empresas que admiram. O resultado financeiro, em vez de ser perseguido como um objetivo final, deve ser vislumbrado como uma consequência de um laço forte com as pessoas”.

Outros dados da pesquisa no Brasil:

– 93% confiam em seu pares quando querem saber mais sobre marcas;

– 81% confiam em seus pares para tomar decisões de compra;

– 66% não comprarão se a marca não tiver compromisso social;

– 75% dizem que fazer o bem deveria ser parte do DNA da marca;

– 68% acham que as marcas podem fazer mais do que o governo para solucionar problemas sociais.

E afinal, como as marcas podem, então, fortalecer relacionamento com seus públicos de interesse? Vejo a confiança e a credibilidade como os pontos-chave. Cada vez mais os consumidores criam expectativas sob a sua marca de preferência e acreditam cada vez mais nas suas atitudes. Não é apenas a compra de um produto ou a escolha de um serviço, mas os diferenciais que estão atrelados ao processo: o relacionamento, o interesse para com o cliente, a boa experiência. Hoje em dia esperamos muito mais das marcas, e elas precisam estar realmente preparadas para isso na prática.

Além disso, a percepção do público é um ponto de grande relevância. O famoso “boca a boca”, neste momento mercadológico que estamos vivenciando, é a melhor e mais eficaz divulgação. A imagem e a reputação são, mais do que nunca, a chave para o crescimento empresarial e, consequentemente, para o fortalecimento de relações entre marca e consumidor.

 

Fonte e dados:

Earned Brand 2016

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