Por Maria Alana Brinker >>

Dizem que quando começamos a escrever sobre os nossos sonhos a probabilidade deles acontecerem aumenta. E não é porque existe uma mágica nisso, é porque nos organizamos para que eles sejam realizados e não dependemos mais da “maré”.

Planejamento pessoal: colocar seus sonhos no papel é a meta para 2016No mercado de trabalho somos cobrados por planejamento. Organizar eventos, projetos, orçamentos, campanhas… Tudo tem que ser detalhado do início ao fim, com objetivos e metas para a gente saber onde quer chegar. Até aí tudo bem. É ótimo um profissional ser organizado e ter tudo numa planilha. Tá, mas e os planos pessoais, será que estamos nos dedicando a eles?

Planejar o futuro da vida pessoal, a realização de sonhos e objetivos (como viagens, melhorias na saúde, cursos, mudança de emprego, aquisição ou reforma de um imóvel, casamento etc.) também podem, e devem, ser bem pensados para que aconteçam como a gente quer – ou, ao menos, próximo daquilo que esperamos.

Pelo menos aqui no Brasil, parece que não temos muito a cultura de escrever sobre nossos sonhos e metas pessoais detalhadas num papel e/ou numa planilha e planejá-los, talvez porque isso pareça ser chato, ou porque a gente ache que estando tudo na cabeça e no coração as coisas irão ser concretizadas. Na verdade, planejar evita frustrações, porque mostra o quão temos que batalhar, nos organizarmos ou abrirmos mão de determinadas coisas para que outras aconteçam. E se elas realmente são possíveis no momento que as desejamos. Querem alguns exemplos de objetivos que se realizam com mais facilidade se planejados?

Começar uma dieta é muito mais fácil quando o nutricionista já nos passa o plano alimentar do que podemos ou não comer, porque já sabemos o que comprar no supermercado e o que não deixar entrar na geladeira (hehehehe).

Organizar um casamento é impossível se não colocamos todos os gastos numa planilha, caso contrário, os noivos não saberão quantos convidados poderão ter.

Fazer uma viagem se torna muito mais barato e prazeroso quando fazemos um roteiro dos lugares que queremos visitar, porque possibilita que pesquisemos por ingressos, passagens e locais para hospedagem mais baratos na internet.

COMO FAZER O PLANEJAMENTO PESSOAL

Eu tenho a minha própria maneira de planejar objetivos pessoais, e para cada um eu coloco numa planilha e/ou num papel (sim, eu adoro usar papéis para anotar minhas coisas ainda!) o que preciso fazer ou deixar de lado para que sejam realizados. O que não pode faltar no meu planejamento é o básico:

O quê?
Quando?
Como?
Onde?
Por quê?
Quanto? (Este item, dependendo do que eu quero, coloco numa planilha, e ele vai me orientando a adequar ou não o planejamento.)

Depois vou esmiuçando cada uma das minhas respostas para conseguir enxergar com mais clareza como atingir aquilo que estou planejando. Se você está com pouco tempo agora em dezembro, por causa da correria do final de ano, deixe para detalhar os itens lá em janeiro (mas coloca um lembrete aí no celular para não esquecer, ok?!). O importante é virar o ano com os seus objetivos definidos. Isso vai te motivar a fazer o que é necessário para que eles aconteçam!

E aí, se animou em escrever seus planos para 2016? Não deixe que a maré te conduza! Faça seu planejamento e realize seus sonhos mais facilmente!!! Lembre-se: quando nos organizamos conseguimos dar mais foco às prioridades!

Fonte da imagem: https://wheelchairjunkie.files.wordpress.com/2015/05/dreams-quote.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...