22
maio
2015

Por mais comerciais sem discriminação de gênero

Por Janini Poncio >>

Mesmo a sociedade tendo evoluído e a mulher conquistado cada vez mais seu espaço e igualdade, a mídia ainda sexualiza a imagem da mulher. Assim como também utiliza de outros rótulos: a dona de casa, a cozinheira e por aí vai. Vemos esta situação acontecer principalmente em marcas de cerveja que demonstram a mulher de maneira artificial.

Por mais comerciais sem discriminação de gênero

Um dos mais recentes exemplos foi o comercial publicitário da cerveja Itaipava, que abordou a mulher de maneira totalmente machista e gerou bastante revolta entre o público feminino (vocês devem estar lembrados do comercial da “Verão”). No fim, a estratégia de trazer a “Verão” de volta não deu nada certo por gafe da empresa nas mídias sociais, mas esta é outra história. Diferentemente deste caso, a Astra, marca de cerveja Alemã, criou um comercial voltado exclusivamente para o público feminino, o qual funcionou da seguinte forma: com uma câmera instalada em frente a um bar, a propaganda mandava mensagens de acordo com o sexo de quem ali observava. Sempre quando uma mulher se aproximava, o comediante do comercial ia experimentar a cerveja. Quando eram homens, enviava a seguinte mensagem “Não há nada aqui para os homens! Continue andando”.

O interessante comercial fez com que as mulheres se sentissem incluídas na publicidade, coisa que raramente acontece apesar do público feminino também ser consumidor em elevado número. O fato é que o estereótipo criado sobre a mulher está presente na mídia de forma significativa, fator muito negativo uma vez que a mesma gera influência sobre a sociedade e o público em geral. Particularmente, percebo que esta visão rotulada dos comerciais não irá durar muito tempo. Isso porque podemos perceber o negativismo em relação a eles (como no caso da Itaipava), não somente por parte de mulheres, mas pelo público masculino também. E isso se dá principalmente pela facilidade das mídias sociais. Os usuários têm muita liberdade em dar o seu feedback para uma marca e as suas ações: se não agradou, vai levar bronca no Facebook!

Marcas como a Astra surgem com novas ideias para quebrar estes padrões preconceituosos e quebrar os estereótipos da imagem da mulher na mídia. E nós, mulheres, como protagonistas, devemos lembrar a mídia e a sociedade que os tempos são outros e a nossa independência já evoluiu há muito tempo. Assista ao vídeo da Astra abaixo.


Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/comercial-de-cerveja-e-voltado-exclusivamente-para-mulheres
Fonte da imagem: http://www.moorecommgroup.com/uploads/facebook-share-images/we-can-do-it.jpg

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...