Por Maria Alana Brinker >>

Embora ter boas ideias seja extremamente importante para o mundo dos negócios, já vi muitos casos em que as pessoas dizem que são criativas, sabem coordenar, cobrar, dar ordens, executar etc., mas na hora de planejar como a ideia será colocada em prática, falham.

Criatividade é um dos pré-requisitos mais solicitados na hora de contratar alguém. Mas inovar não é a mesma coisa que inventar. Segundo o Project Management Institute (PMI) – a principal associação mundial em gerenciamento de projetos -, inovar implica na existência de um processo estruturado de estudos técnicos e financeiros (sim, comunicadores, esses estudos são necessários!) até a transformação em aplicações que trarão resultados efetivos para a organização geradora da inovação. Ou seja, inovação no meio empresarial é transformação de ideias em negócios.

NADA É TÃO URGENTE QUE NÃO POSSA SER PLANEJADO

Um bom planejamento é fundamental para a realização de qualquer ação, campanha, lançamento ou criação de produtos e serviços, em qualquer área. Mesmo sabendo disso, muitas vezes somos pressionados – de fato ou psicologicamente – para “tocarmos” um projeto ou realizarmos alguma ação num curto espaço de tempo, às vezes até imediatamente, e a fase de planejar acaba sendo pulada. Mas, quando a ansiedade ou a pressão bater na sua porta, e você ou a sua equipe tiverem um ímpeto de realizar ações sem antes planejá-las, pense na seguinte justificativa: um bom planejamento pode evitar muitos problemas futuros, inclusive o fracasso do seu projeto. Se ainda assim estiver difícil de convencer o demandante do projeto, toque num ponto fraco comum a 99% das pessoas: o bolso. Diga-lhe que a fase de planejamento é necessária para evitar gastos desnecessários no futuro. E, se precisar, faça uma estimativa do orçamento com e sem planejamento.

O planejamento pode ser adequado à cada necessidade e contexto. Não há uma regra geral. Nos posts Como fazer planejamento de Marketing para mídias sociais (Parte 1) e Como fazer planejamento de Marketing para mídias sociais (Parte 2) você encontra exemplos de planejamento.

POR QUE PROJETOS FRACASSAM?

De uma maneira geral, as razões pelas quais os projetos fracassam são as mesmas. Abaixo, segue uma lista retirada de um manual do PMI:

  • Comunicação mal conduzida;
  • conflitos mal resolvidos;
  • objetivos e metas mal estabelecidos ou que não são compreendidos pela equipe;
  • projeto baseado em informações insuficientes ou inadequadas;
  • não foi dedicado tempo suficiente para o planejamento;
  • o produto do projeto não estava bem definido;
  • excesso de re-trabalho;
  • as expectativas não estavam alinhadas com a realidade do projeto;
  • não foram considerados eventos (riscos) que impactaram o projeto;
  • as mudanças não foram controladas;
  • não foram consideradas as questões políticas e culturais existentes.

E lembre-se: gerenciar um projeto é mais trabalhoso do que simplesmente “tocar” um, porque no gerenciamento a execução das ideias é planejada, e isso demanda mais trabalho no início. Em compensação, os resultados serão muito melhores e satisfatórios. Pense nisso!

Fonte da imagem: advantage-br.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Alana, é ótimo!

    Precisamos (comunicadores) aprender e entender de uma vez por todas que comunicação é lindo, mas negócio e dinheiro é o que rege as empresas (quer gostemos/concordemos, quer não).

    Tive uma gerente no Banco Real que dizia: “A gente planeja pra poder improvisar!” É bem por aí :-)Bjs

    Pedro Prochno
    @prochno:disqus
    http://www.blogrelacoes.com.br

    • Pedro, fico feliz que tenhas gostado do post! 

      Planejamento é uma das fases mais importantes de qualquer projeto, só que, ao que me parece, essa importância fica mais clara para quem trabalha em áreas onde o produto é tangível, como, por exemplo, engenharia, contabilidade entre outras. Como a maioria dos resultados que a Comunicação produz foge da tangibilidade, da obviedade (se assim posso dizer), tem gente que acha que para ser comunicador basta ter boas ideias. Só que o mundo está cheio de pessoas que têm boas ideias, mas com falta de quem, realmente, consiga tirá-las do papel.

      Bjs!

  • Marinho_mkt

    Excelente texto, totalmente pertinente à realidade das empresas e empreendedores brasileiros, geralmente as ideias saem das mentes sem antes passar pelo papel (planejamento)!

  • Marcinha

    Mariana,
    Seu post está me ajudou muito na faculdade obrigado =)

  • Marcinha

    Alana,
    Oi seu post me ajudou bastante a compreender a matéria na facu obrigada bjs =)