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Por Marina Alano

Essa semana, assistindo TV no intervalo de um dos meus seriados favoritos, deparei-me com um programa muito interessante, chamado  AVESSO. O programa em questão mostrou a propaganda da nova câmera Sony Cyber-Shot numa visão diferente do que eu costumava ver, desta vez sob a perspectiva dos bastidores. O vídeo mostra toda a criação do projeto, música e contexto. Diante disso, chamou-me a atenção a forma como as agências de publicidade e propaganda conseguem sintetizar o conceito do produto aliado ao poder da marca e fazer uma campanha ou um filme de poucos segundos que atraia o consumidor. Pensando nisso, resolvi escrever o post de hoje, buscando entender esse universo tão interessante que envolve comunicação, feeling para o mercado e a arte.

Basicamente, quando uma empresa busca divulgar o seu produto ela procura auxílio de uma agência de publicidade, que tem o papel de “conectar” o que está sendo vendido com o seu consumidor final. Embora conectar pareça uma função simples, envolve diversos aspectos intrínsecos, como a comunicação com o público-alvo, a linguagem correta para determinado produto, ousadia e inovação, além de fatores bem mais delicados como ética e aspectos legais.

Traduzir um produto ou serviço em uma propaganda não é tarefa fácil, exige um trabalho árduo e que envolve o setor de Marketing da empresa, que deve repassar para as agências a essência e a ideia da marca. Essa comunicação entre empresa e agência é essencial, pois evita que durante o processo de criação o conceito do produto se perca, gerando diversos transtornos, como atraso da campanha e, consequentemente, perda de muito dinheiro.

O mercado da comunicação está aquecido. Com o passar dos anos pudemos ver as propagandas evoluírem de forma estrondosa, algumas equiparáveis a produções cinematográficas. Acompanhando essa evolução, as agências brasileiras não ficam para trás, algumas são reconhecidas mundialmente, são exemplos a W Brasil, Z+, Master, Escala entre outras.

A qualidade da propaganda brasileira tem se destacado muito. Para quem se interessa em conhecer outro site além do AVESSO, um bem interessante é o do Museu Virtual Memória da Propaganda, que além dos filmes publicitários que fizeram parte da nossa história tem diversas imagens. Achei muito legal essa da Coca-Cola.

Entender os anseios do seu consumidor é a busca constante das empresas, e a Comunicação é a palavra-chave nesse novo milênio. O caminho que o mercado esta cursando busca cada vez mais a adaptação de todos os agentes envolvidos. Há uma constante revisão do fazer e de como chamar a atenção do cliente de forma inovadora diante de tanta informação que o cerca. Para alguns isso é assustador, para outros um desafio excitante. As diferentes formas de encarar o mercado são o que separam sucesso de fracasso no contexto em que vivemos.

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>> Veja também: Pepsi e Coca-Cola são iguais? O Neuromarketing responde.

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