Por Fernanda Sarate >>

No início de todos os anos, campanhas de liquidações, volta às aulas, férias e conscientização são rotineiras. Dentre estas, as com apelo para a conscientização no trânsito, talvez, sejam as menos simpáticas. Confira no post alguns exemplos de campanhas recentes que buscaram se diferenciar para conscientizar de forma mais empática.

campanha_transito_seguroNesta época do ano, campanhas de liquidações, volta às aulas, férias e conscientização são rotineiras. Liquida isso e aquilo, compre a mochila de tal personagem para ir bem na escola, faça uma revisão no carro, viaje para o destino tal e não morra no trânsito são alguns dos apelos. Dentre estes, os apelos que envolvem a conscientização no trânsito, talvez, sejam os menos simpáticos. Muitos consideram as campanhas chatas e repetitivas. Mesmo assim, os números estão aí para nos alertar de que a mensagem não foi absorvida…

Neste contexto, algumas empresas buscaram maneiras diferenciadas de passar a mensagem da segurança no trânsito neste início de ano, de forma mais empática.

Compartilho abaixo algumas:

Abraço Herói Fiat
A Fiat utilizou personagens conhecidos da DC Comics para trazer o apelo da utilização do cinto de segurança, vinsando o público infantil. Tenho o palpite de que crianças de todas as idades almejarão o mimo da campanha.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Mistakes
Neste comercial, que já viralizou nas mídias sociais, a Agência de Transporte da Nova Zelândia e a agência Clemenger BBDO mostram, de forma tocante, um possível diálogo antes de um acidente fatal no trânsito.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Eyes on The Road
Como parte de uma campanha abrangente sobre o perigo de utilizar o celular ao volante, a Samsung lançou o aplicativo Eyes on The Road, que desativa alertas como os de recebimento de SMS e de atualizações nas mídias sociais enquanto se está dirigindo – o sensor é automático e passa a funcionar quando o veículo atinge velocidade acima de 20 quilômetros por hora.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

For One Second To The Next
Para finalizar, compartilho algo que não é deste ano, nem uma campanha propriamente dita. Trata-se do documentário For One Second To The Next. Sobre o que ele trata? De uma prática que, infelizmente, é bem comum em nosso meio, da comunicação e do marketing (não apenas), que é a utilização do celular enquanto se dirige. No caso do documentário, mais especificamente do SMS. O documentário é de 2013, e é bem objetivo, tem cerca de 30 minutos. Ao final deixa bem clara a mensagem de que o SMS pode esperar. Ok, você pode achar que o SMS já está fora de moda, porém, o mesmo vale para o WhatsApp, FaceTime ou o chat do Facebook.

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Você conhece mais alguma campanha ou ação de marketing interessante, que vise promover a conscientização para um trânsito mais seguro? Compartilhe aqui.

Fonte da imagem: http://cargocollective.com/rafaoliveira/Hero-Hug-Fiat-Abraco-Heroi-Fiat

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...