Por Maria Alana Brinker

*Post publicado em 06/12/2009.

Ser relações-públicas, com certeza, é um desafio. Ainda mais com o facilidade que temos hoje para difundir informações pela Internet, onde em apenas segundos uma notícia pode prejudicar ou mesmo acabar com a imagem de uma empresa ou celebridade.

Procura um profissional versátil? Contrate um Relações-Públicas.Para quem ainda não conhece a definição da profissão, lá vai uma feita em 1955 pela Associação Brasileira de Relações Públicas e, acredito eu, a mais conhecida no Brasil: “Relações Públicas é a atividade e o esforço deliberado, planejado e contínuo para estabelecer e manter a compreensão mútua entre uma instituição pública ou privada e os grupos de pessoas a que esteja, direta ou indiretamente, ligada.”

Sem dúvida, para ser RP é preciso muito mais do que vontade. É necessário saber lidar com as pessoas, gostar de trabalhar com relacionamento e planejamento antes de executar qualquer ação, seja uma campanha de marketing, um evento ou uma coletiva de imprensa.

O mundo dos RPs é feito de crises – algumas previsíveis e outras que aparecem do nada – e de soluções que, muitas vezes, devem ser planejadas antes mesmo da crise ocorrer.

Agora, se você ainda está achando fácil ser RP, imagine um profissional que não tem bola de cristal mas tem que prever, através de estudos, pesquisas e diagnósticos a possibilidade de ocorrer problemas, e ainda  buscar soluções que os previnam. Achou difícil? Então, acrescente boas doses de persuasão para convencer diretores e superintendentes a investirem em Comunicação. Não é nada fácil! Mas todo o nosso esforço vale a pena, pois visa a um único objetivo: melhorar o entendimento entre as pessoas, já que a simples transmissão de informações, ao contrário do que muitos pensam, não pode ser chamada de comunicação se a mensagem não for compreendida.

E aí, você contrataria um RP?

>> Veja também: Você se contrataria? Saiba como valorizar sua carreira.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
  • Ótimo texto Maria. Parabéns. O blog está cada vez melhor, com melhores conteúdos e estou sempre acompanhando.

    MATEUS

    • Maria Alana

      Mateus, valeu pelo elogio. Com certeza o Cappuccino serve de inspiração para os meus posts. Sempre acompanho o blog de vocês também.

      Abraço!

  • Marcus Vinicius

    Alana,

    Concordo plenamente com o post anterior. Estás escrevendo cada vez melhor, de forma objetiva e simples como penso que tenha que ser o conteúdo de um blog, para não ser entediante.

    Ah, sei que já escreveste sobre comunicação digital, mas quanto mais melhor. Em breve terei novidades para te passar sobre esse assunto.

    Parabéns!

    • Maria Alana

      Marcus, muito obrigada pela dica. Ficarei no aguardo das tuas novidades!

      Abraço!