Por Marcus Vinícius Souza

Você sabe o que é QR Code? É uma ferramenta que cada vez mais vem crescendo e ganhando destaque em estratégias de mobile marketing, por ser considerada uma evolução do código de barras convencional. Com visual de uma etiqueta codificada bi-dimensional, composta por diversos quadradinhos, consegue armazenar tanto informações numéricas, quanto textos.

Para que uma pessoa possa saber o significado da figura, basta instalar um software leitor de QR Code em seu celular de forma gratuita.

COMO FUNCIONA

A utilização do QR Code também é simples. Basta aproximar a câmera do celular, com o leitor de mobile tags ligado, e fotografar o símbolo. A partir disso, se terá acesso instantâneo a URLs, mesmo com imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA.

A forma como o QR Code pode ser usada é ampla. Através de um texto, um número de telefone ou um SMS para uma determinada promoção, um link para um site, um site mobile ou um game. No entanto, existe uma barreira na utilização dessa estratégia de mobile marketing: nem todas as pessoas possuem o software leitor instalado em seus aparelhos celulares. Por isso a importância de se construir as ações num ambiente controlado, que garanta que os stakeholders consigam completar a ação.

CASE

A empresa SupportComm desenvolveu o QR Code na campanha de Natal da F/NAZCA para a Claro. A figura estava impressa em folhetos dos pontos-de-venda e anúncios para jornal e revista.

Para conseguir decifrar o código, o cliente da operadora enviava um torpedo com a palavra “Escolha” para o número 250 e baixava, gratuitamente, o leitor no seu celular. Após a instalação, a pessoa apontava a câmera para o QR Code e recebia um link para baixar de graça a trilha da campanha. Quem não fosse cliente Claro era direcionado para um site WAP (Wireless Application Protocol) com informações sobre as promoções especiais da operadora para o Natal.

No entanto, ainda é difícil utilizar o QR Code sozinho em uma campanha, a não ser que tenha público e produto específico. O que se pode afirmar é que o fator surpresa é um dos pontos altos dessa estratégia, que vem muito bem a calhar nestes tempos em que é necessário encantar os clientes. Além disso, o custo é baixo em relação ao valor que agrega, estimulando ainda mais as estratégias de interação através do mobile marketing.

Abaixo, indico os links de sites que servem tanto para baixar os leitores de mobile tags, como para criar os códigos mobile tags.

i-nigma
beetagg
microsoft

Confira um vídeo muito bacana, da super falante e master do Marketing Digital, Martha Gabriel, sobre o QR Code.

.

>> Veja também: Tenha um plano antes de entrar nas Mídias Sociais!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...