11
maio
2017

Qualidade é comunicação. Comunicação é qualidade.

Por Renata Gueresi >>

Na organização em que trabalho, sou responsável pelo setor de Gestão da Qualidade, e hoje, ao ler um capítulo do livro “Qualidade é investimento”, me dei conta de que um dos fatores que contribuem com a qualidade é a comunicação.

Fonte: www.pixabay.com

Quando trabalhamos qualidade estamos trabalhando o planejamento da organização, entre outras coisas, e neste ato de planejar precisamos comunicar, pois não adianta nada as estratégias e os objetivos estarem bem definidos no papel e na execução nada acontecer.

É neste ponto que a comunicação é fator importantíssimo da qualidade, pois tudo que é planejado precisa ser executado e, geralmente, quem faz o planejamento não executa as ações. Sendo assim, as gerências devem manter suas equipes muito bem informadas sobre metas a serem atingidas e ações que devem ser executadas.

Se você for um profissional de Comunicação que trabalha em alguma empresa na área de Comunicação Interna ou presta consultoria nesta área é importante estar alinhado com a direção da organização ou com a coordenação de planejamento estratégico para juntos definirem quais serão os meios de comunicação mais eficazes de atingir o nível operacional da empresa.

Além disso, é necessário avaliar quais serão as ações mais eficazes para explicar ao nível tático todas as estratégias da organização, de uma maneira que eles compreendam, se engajem e motivem suas equipes a percorrer as metas estabelecidas.

Eu confesso que a empresa em que trabalho ainda não atingiu 100% o seu nível operacional em relação ao que está planejado, mas já identificamos que a comunicação é a principal causa disso, ou no nosso caso a falta de comunicação, pois os níveis estratégico e tático estão bem informados, mas o nível operacional não.

Então, o que fazer nestes casos? Está na hora de estudar melhor a empresa, os nossos pontos fortes e os pontos fracos e traçar metas em conjunto com as equipes, envolvê-las também na fase de planejamento, pois assim elas se sentem “donas do negócio”. E é este espírito que deve ser reforçado sempre.

Uma coisa que eu sempre repito no meu dia a dia é que “qualidade não é feita pelo setor de Qualidade. Quem faz qualidade são os colaboradores que executam as tarefas”.

Fonte da imagem: Pixabay

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...