Por Marina Alano >>

Qual é o melhor momento para enfrentar um processo de recolocação profissional? Essa dúvida acomete vários profissionais de diferentes níveis e setores. Em determinado momento de nossa carreira surge a dúvida se estamos ou não aonde gostaríamos, ou se estamos migrando para um ponto de acomodação.

Se você se faz constantemente essas perguntas, é um bom sinal: significa que é um profissional que está preocupado com sua carreira e os rumos que ela está tomando. Independente do nível de realização em que se encontra, é sempre importante fazer certos questionamentos e, principalmente, atualizar seu plano de carreira de acordo com seus novos objetivos, porque tudo na vida muda, inclusive você!

É normal passarmos por momentos de transição de carreira. Esse processo pode acontecer enquanto existir ou não uma relação empregatícia. Nesse post, em particular, estaremos tratando do segundo caso, talvez o mais traumático para muitos profissionais. Então, caso você se encontre nesse momento da vida, a primeira dica de ouro é “CALMA”, a recolocação profissional deve ser encarada como um momento de renovação e de novas oportunidades, não com uma caça desesperada ao emprego. Acima de tudo foque em qualidade.

PLANEJE E OTIMIZE SEU TEMPO

Aproveite seu tempo livre para repensar quem você é como profissional, seus anseios, motivações, no que você é realmente bom e no que precisa melhorar. Essa análise é o ponto de partida, além de ser muito importante para ajudar a destacá-lo no mercado de trabalho.

Atualize seu currículo focando nas suas habilidades e atividades desenvolvidas que obtiveram sucesso. Seu passado profissional pode ajudar muito nessa etapa. As empresas se interessam muito mais por resultados do que por frases bonitas, pense nisso!

Estabeleça horários para novas prospecções, visitas a empresas, envio de currículos e atualização de seu networking. Organize-se e lembre-se que quanto mais tempo investir nesse planejamento, mais rápido e melhor será o resultado. Seja dedicado, pois trata-se do seu futuro profissional.

COMUNIQUE-SE E ATUALIZE-SE

Quando estiver ocioso, não fique em casa. Converse com pessoas, conheça novos lugares, apareça para ser lembrado.

Nessa fase, não esqueça que manter-se atualizado é muito importante. Leia muito, aproveite todas as feiras, cursos, simpósios, treinamentos, palestras, principalmente quando não exigem custos.

CONFIE EM VOCÊ!

Ao procurar um novo emprego, confiança é fundamental. A conscientização de quem você é como profissional reflete na maneira como o mercado o vê.

Antes de sair em uma procura desenfreada, estude o histórico das empresas que mais lhe interessam, veja se elas combinam com seu perfil e com o que você planejou.

E, por fim, não desanime no primeiro não, saiba que esse processo é como plantar sementes: se bem cultivadas, com certeza renderão ótimos frutos.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...