Por Maria Eduarda Paul

Presidente da ABRP RS/SC fala dos dois anos de retomada das atividades da AssociaçãoO último final de semana foi de muito aprendizado e reflexão. Isso porque a ABRP promoveu um curso super bacana sobre Responsabilidade Social e Sustentabilidade Corporativa. E você, já ouviu falar do assunto? O que entende por esta temática?

Hoje traremos no nosso post um pouquinho destes temas que, com certeza, são muito relevantes dentro do mercado. Em primeiro lugar é preciso entender o que são esses conceitos para, então, compreender a importância de integrá-los ao nosso cotidiano.  Vamos lá?

Fica difícil conceituar ambas as temáticas separadamente, já que são relacionadas ao desenvolvimento da nossa sociedade como um todo.  Responsabilidade social e sustentabilidade corporativa são “ideias” que se entrelaçam e caminham juntas quando falamos de desenvolvimento humano e social. Dizem respeito a uma forma de atuação na sociedade que respeita o outro e o ambiente, onde há desenvolvimento e, ao mesmo tempo, preservação de recursos para a geração futura. Promover a responsabilidade social e a sustentabilidade corporativa é sinônimo de ser responsável, de entender a necessidade do outro, de respeitar. É pensar não somente no benefício próprio, mas, sim, compreender que todos nós fazemos parte de um universo maior cujo futuro depende dos passos que são dados hoje. É ter pensamento crítico e politicamente consciente.

Quando falamos no ambiente corporativo, especificamente, o importante é tentar levar as ações desenvolvidas no ambiente social para o ambiente de trabalho. É buscar transmitir para sua empresa de atuação um pouco mais dos valores englobados nesta forma de pensamento. As organizações são espaço de desenvolvimento e troca e devem, portanto, trabalhar aquilo que chamamos de responsabilidade. É preciso atuar de forma coerente e concisa, valorizando as pessoas e as relações de trabalho.

Este assunto não é novidade e vem sendo trabalhado há certo tempo para que a sociedade moderna atue de forma benéfica para seu desenvolvimento. Uma ação muito bacana e que poucos sabem foi desenvolvida pelas Nações Unidas em 20834c5e79c6d1783eeb6f14f690bf8e4f15. Em 25 de setembro, 193 líderes mundiais estabeleceram alguns objetivos e comprometeram-se a atingi-los em 15 anos. Foram desenvolvidas  as “Global Goals” – 17 metas globais: Erradicação da pobreza; Erradicação da fome; Saúde de qualidade; Educação de qualidade; Igualdade de Gênero; Água limpa e saneamento; Energias renováveis; Empregos dignos e crescimento econômico; Inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo responsável; Combate às mudanças climáticas, Vida debaixo da água; Vida sobre a terra; Paz e justiça; Parcerias pelas metas. A proposta é demais!

As boas intenções estão aí, por todos os cantos. Agora é hora de colocar em prática e trabalhar junto nesse desenvolvimento que é conjunto, mas que deve partir de cada um. É hora de tomar a iniciativa!

Quer sabem mais sobre esse e outros temas? Não deixe de acompanhar as ofertas de curso que a ABRP traz para os estudantes e profissionais de comunicação. Não fique de fora, nós estaremos lá!

Fica a nossa dica!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...