Por Maria Alana Brinker >>

…trabalhar de forma transparente questões como assédio moral, discriminação e direitos trabalhistas, ter um sistema de ouvidoria eficiente ou um programa de demissão responsável são exemplos de ações de Responsabilidade Social…

Responsabilidade Social: mais pra fora do que pra dentroAo contrário do que muitos acham, Responsabilidade Social não se resume a fazer assistencialismo, campanhas de doações ou voluntariado. Claro, tudo isso pode estar incluído dentro de um programa de Responsabilidade Social, mas ela não se restringe a isso.

Sabem quando a empresa respeita as leis trabalhistas, paga seus tributos em dia, fiscaliza seus fornecedores e prestadores de serviço para verificar se eles não utilizam trabalho escravo e infantil, descarta seus resíduos corretamente, …? Essa pode se dizer uma empresa socialmente responsável.

Quando ouvimos falar de uma empresa socialmente responsável é muito comum tomarmos conhecimento de projetos realizados por ela e que envolvam a comunidade, desenvolvendo a cidadania e promovendo coisas positivas para a economia local, como geração de renda, aumento no nível de escolaridade e por aí vai. Na maioria das vezes, eles são bem-sucedidos e, além de beneficiarem a sociedade, refletem em valores que se incorporam à imagem da instituição e potencializam a marca.

O que não é comum vermos são ações para o público interno, infelizmente. Por exemplo, trabalhar de forma transparente questões como assédio moral, discriminação, direitos trabalhistas, ter um sistema de ouvidoria eficiente ou um programa de demissão responsável são exemplos de ações de Responsabilidade Social para este stakeholder. E digo mais: este é o público que, na minha opinião, deve ser o mais valorizado, pois é ele que faz a empresa funcionar, gerar lucro. Parece óbvio o que eu disse, mas por ser delicado tratar determinados assuntos – como os citados neste parágrafo -, muitas vezes a empresa opta por não investir nisso, e acaba se focando somente em Responsabilidade Social externa – que também não é uma tarefa fácil, mas rende muito mais em termos de imagem.

Eu encerro o post de hoje deixando duas perguntas para todos os profissionais e estudantes que leem esse blog, independente da sua área de atuação: O que é Responsabilidade Social? A empresa em que você trabalha pratica ela para os colaboradores?

Fonte da imagem: http://www.apogeo.com.br/blog-apogeo/economia-e-mercado/investimentos-socialmente-responsaveis/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...