20
mar
2013

Ruptura no império da Unilever: o caso AdeS

Por Mariana Fernandes >>

Foi-se o tempo em que as reclamações sobre determinado produto demoravam dias para alcançar conhecimento público. Na era da internet, do agora e do “neste segundo”, as informações voam e em questão de um clique um país inteiro fica informado sobre determinado assunto.

Ruptura no império da Unilever: o caso AdesNo dia 14 de março, a Unilever anunciou um recall do suco AdeS, comunicando que o lote AGB25 foi envasado juntamente com uma substância química (que, se consumida, pode causar queimaduras) durante uma falha no processo de higienização das máquinas.A empresa, de forma rápida e eficiente, publicou diversos editais e comunicados informando a população e orientando como proceder caso tivesse adquirido o produto contaminado. Porém, algumas pessoas já se encontram internadas devido à ingestão do mesmo.

Essa crise do AdeS lembra um caso semelhante ocorrido em 2011, envolvendo o Toddynho (leia sobre o caso aqui). Uma falha no envasamento do produto levou diversas pessoas aos hospitais com irritação e lesões na mucosa da boca após a ingestão.

Ruptura no império da Unilever: o caso AdeSUm problema sério e recorrente como esse deveria influenciar nas políticas de controle de qualidade das empresas, pois a saúde de centenas de pessoas está em jogo. Por mais que a empresa tenha se posicionado de forma rápida, diversas imagens virais já foram publicadas em redes sociais e se espalham rapidamente, comparando o suco de maçã com a história da Branca de Neve. De acordo com a Bites (consultoria de repercussão e reputação de empresas em mídias sociais), no Twitter esse assunto dominou durante dias os Trending Topics no mundo todo, com quase 40 mil tweets (27 mil somente no Brasil), deixando claro a disseminação de informações nas redes sociais em altíssima velocidade.

Agora basta esperar e ver quais serão as ações de reposicionamento da marca no mercado, pois além de ter prejudicado a marca AdeS, a companhia toda fica sob olhares suspeitos de seus consumidores.

Você consumiria um produto AdeS após essa crise?

Fontes:

https://www.facebook.com/Bitesbr?fref=ts

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...