Entrevista com blogueira convidada >>

Selfies, vídeos, declarações, desabafos, check ins, … O que essas formas de expressão podem significar? A sociedade está mudando? As pessoas estão mais carentes de atenção?

Selfies, check ins e desabafos nas redes sociais. O que isso significa O Comunicação e Tendências fez uma entrevista sobre o tema exposição nas redes sociais com a blogueira Anne, do blog Anne Makeup. Confira como foi.

Comunicação e Tendências – Na sua opinião, há diferenças entre a postura das pessoas na vida real e nas redes sociais? E por que isso acontece?
Anne Makeup –
De um certo modo, sim. Nas redes sociais, costuma-se mostrar as conquistas e os melhores momentos do nosso dia a dia, mas cada vez mais percebo que os limites estão estreitando e não há mais tanta diferença entre vida real e vida online como anos atrás. Estamos conectados o tempo todo! Cada um administra sua exposição de acordo com seus valores, e esse é o grande ponto: saber dosar e administrar o que é publicado e como é veiculado. Um exemplo: ter opinião é muito saudável, mas muitas vezes custa caro deixá-la registrada

C&T – O fato das pessoas postarem muitas fotos de si mesmas nas redes sociais (as chamadas selfies), principalmente no Facebook, sinaliza alguma coisa?
AM –
A busca por atenção é inerente ao ser humano, seja online ou não. O que acontece com os autorretratos publicados na web é que eles agem como mais uma forma da busca por repercussão, de “likes” e comentários, tornando os usuários de redes sociais dependentes das reações das pessoas. Publicar uma foto de si mesmo não torna uma pessoa narcisista, mas o que vemos muitas vezes é que essa busca por curtidas pode desencadear todo um processo de dependência por reações. Muito mais complexo do que ser narcisista é lidar com as repercussões, frustrações e outros problemas que possam ser gerados pela exposição na rede. Mas tem algo bacana acontecendo agora: as “selfies” já estão tomando outros rumos, virando cases na publicidade, como nesse caso: http://helpaselfie.com

C&T – Que tipos de cuidados as pessoas devem ter ao postar fotos e compartilhar conteúdo nas redes sociais?
AM –
Acho válido lembrar que a internet tem uma mecânica própria, ágil e, muitas vezes, imperdoável. As pessoas estão na web buscando informação e entretenimento, querendo compartilhar e também buscando aquela atenção que mencionamos. Mas também tem outro fenômeno ocorrendo paralelamente a tudo isso: cada vez mais a gente tem medo de perder algo que é postado, de ficar por fora de algum assunto, e então buscamos sempre estar ligados no que está rolando. Isso tem até nome: “FOMO”, que significa “Fear of Missing Out” (traduzinho: medo de perder). Polêmicas publicadas podem despertar comentários desnecessários, “prints” podem trazer desconforto para quem publicou algo sem muito cuidado. A dica, portanto, seria pensar na sua privacidade, avaliando até que ponto você quer se expor, levando sempre em consideração que o que você posta está registrado.

C&T – Quais dicas de postura nas redes sociais você recomendaria para os internautas?
AM –
Conforme mencionei acima, os cuidados seriam relacionados à exposição. Não somente da privacidade – é que cada um administra da sua forma – mas também da imagem que você está passando ao usar as redes sociais. A forma como nos relacionamentos, a forma como escrevemos, o que é escrito, o que é compartilhado, tudo faz parte das suas convicções e diz respeito a você. Então, costumo dizer que quem tem essa preocupação na sua vida diária, de como se relaciona consigo e com os demais, a estende para os outros meios. E não é preciso um compêndio para usar as redes sociais. Elas estão a nosso favor, é só saber usá-las!

O blog Anne Makeup fez 6 anos em agosto de 2013. Nele, o assunto é maquiagem, mas rola também moda, decoração, música e design. Acesse annemakeup.com.br e fique por dentro!

Fonte da imagem (Likes): www.seoclerk.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...